E chega com muito calor
O verão começa este sábado, com o solstício a ocorrer pelas 22:44, segundo o Observatório Astronómico de Lisboa. Traz céu limpo e temperaturas máximas a variar entre os 22 e os 26 graus no Minho, para a partir de segunda-feira subirem acentuadamente.
Primeiro verão com covid-19
Traz também várias condicionantes e uma quase ausência de festas, face à pandemia de covid-19 que atravessa agora uma das piores fases no Mundo (e com novos surtos em Portugal).
Este ano, poucos são os arraiais que se podem vir a realizar. As festas de São João em Braga foram adaptadas ao confinamento, com transmissões digitais e sem público ao vivo. Um concerto solidário de Amor Electro na próxima quarta-feira, no Altice Forum, é a única exceção.
Já o São Pedro, forte em alguns concelhos minhotos mas sem grande tradição nas grandes cidades, está basicamente cancelado na Póvoa de Varzim, para onde acorriam muitos minhotos no final deste mês. A autarquia proibiu arraias, decorações e vai fechar as praias no período noturno, para evitar as tradicionais aglomerações.
As discotecas e bares, habitualmente preenchidas durante este período, ainda não têm permissão para abrir. A ocorrer, serão várias as medidas a que terão de aceder para poder receber clientes.
A época balnear só começa a 27 de junho, com semáforos a assinalar a lotação das praias, distanciamento extra entre toldos e barracas, proibição de jogos com mais de duas pessoas no areal e com restrições nos estacionamentos. Este ano, os nadadores salvadores estão proibidos de fazer respiração boca-a-boca no socorro a náufragos.
Clima
“Vamos ter um início de verão ameno. Em geral vai estar céu pouco nublado ou limpo”, disse a meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) Ângela Lourenço.
“Na segunda e terça-feira, vamos ter uma subida acentuada e episódios de tempo quente e seco”, adiantou.
A temperatura vai subir gradualmente 2/3 graus até domingo e depois na segunda-feira entre 4 e 6 graus, prevendo-se máximas próximas dos 34 graus em diversas cidades do Minho.
“A partir de domingo já em verão, vamos ter uma subida significativa e na terça também em especial no Alentejo interior com 37/38 graus. Na faixa costeira junto ao litoral norte e centro não vão subir muito ficando-se pelos 23/25 graus”, referiu.
Segundo Ângela Lourenço, a partir de quarta-feira a tendência é para uma descida da temperatura máxima.
Solstício de verão
O solstício de verão ocorrerá às 22:44 de sábado, marcando o início da estação no hemisfério norte, de acordo com o Observatório Astronómico de Lisboa.
O verão vai prolongar-se por 93,66 dias até ao próximo equinócio, a 22 de setembro de 2020.