Uma comitiva do Partido Socialista visitou este fim-de-semana as obras de requalificação da Praça do Bocage. Os vereadores do PS e o líder da oposição em São Victor, foram ao encontro do apelo de moradores e comerciantes, que se revelaram muito descontentes com o avançar da empreitada.

Os moradores apontam como grandes falhas, a enorme supressão de lugares de estacionamento, que sempre foram escassos nesta urbanização. “A dificuldade para encontrar lugar é uma constante. Sabemos que não pode haver um lugar para cada carro, mas também não é justo o Vereador do Urbanismo, afirmar que deveríamos vender os carros para resolver o problema”, confessava um morador. Rampas de acesso com inclinações inexequíveis que provocam diariamente estragos em veículos, tampas de saneamento a descoberto em frente a entradas de lojas, inexistência de qualquer zona de cargas/descargas pesem as 85 lojas existentes na Praça, inexistência de lugares reservados a deficientes, zonas de remate/fronteira com pavimentos existentes não consideradas, etc.

A empreitada, que decorre há já alguns meses, têm-se revelado um pesadelo para quem vive e trabalha na zona da Torre Europa, e já se reflete nos negócios de comércio e serviços da zona. Alguns já tiveram que sair da urbanização e outros começam a equacionar a mesma saída, sendo que os restaurantes e cafés são os que mais sofrem.

Artur Feio, vereador do Partido Socialista, afirma que os moradores e comerciantes não podem ficar esquecidos e pede diálogo entre as partes. “Entendemos que há reivindicações que são justas e os interesses dos moradores devem ser acautelados. Não podemos fazer de conta que eles não existem. Assim, o diálogo é a única solução. Estamos numa zona da cidade crítica a nível urbanístico e, se por um lado, estes moradores mereciam que a Praça fosse requalificada, a Câmara de Braga mais uma vez, fez tudo ao contrário e continua a demonstrar desnorte completo. Por exemplo, se já era difícil manobrar veículos de emergência, estas obras vieram impossibilitar que haja um socorro eficaz, numa eventualidade que não queremos que aconteça. Isto é um claro sinal de que as coisas não estão bem nos serviços da CMB. A Câmara Municipal de Braga deve assumir os erros que estão a cometer e revertê-los. Ainda vão a tempo”, afirmou Artur Feio, líder do PS.

Quem também fazia parte da comitiva do PS, era José Eduardo Gouveia, líder da oposição na Assembleia de Freguesia de São Victor. “Mais uma vez, São Victor está no centro do debate pela incompetência da CMB. Não pode ser coincidência que, sempre que haja uma empreitada em São Victor, as pessoas se queixem da mesma. A Câmara não dialoga nem com moradores, nem com a Junta de Freguesia. É urgente reverter alguns erros desta empreitada, rematou José Eduardo Gouveia.