O Braga venceu (3-2), esta quinta-feira, o Vitória de Guimarães, na Pedreira, na 28.ª jornada da Liga.
Paulinho, logo ao primeiro minuto, inaugurou o marcador após uma assistência de Galeno.
Aos 15 minutos, André André sofreu falta de André Horta na grande área e, na conversão do penálti, não falhou e fez o empate. Perto do intervalo, Bruno Duarte fez a reviravolta mas, nem 10 minutos depois, Trincão voltou a empatar o marcador.
Já na segunda parte, Galeno, depois de ganhar a bola a um defesa e caminhar, sem oposição, à procura do local ideal para rematar, selou o resultado e deu o triunfo aos guerreiros do Minho, que ainda não tinham vencido desde a retoma do campeonato.
Golo monumental de Trincão no dérbi
Lance do avançado do SC Braga elogiado pela imprensa espanhola
O jovem avançado Trincão, já contratado pelo Barcelona, apontou um golo monumental no jogo do SC Braga com o Vitória de Guimarães, sendo alvo de elogios pela imprensa espanhola.
Aos 42 minutos, de fora da área, o extremo arsenalista disparou um ‘balázio’ que não deu qualquer hipótese de defesa a Douglas.
O SC Braga, que tinha aberto o marcador por Paulinho, logo aos 55 segundos da partida, estava então a perder por 2-1, depois de André André, de penálti (aos 15 minutos), e Bruno Duarte, aos 35, terem dado a volta ao marcador.
“Que tesouro o Barça contratou”, assinalou o jornal espanhol As, com a Marca a referir “o golaço de Trincão que põe todo o mundo de pé”.
O SC Braga viria a ganhar o encontro, com Galeno a decidir aos 65 minutos.
Veja o golo de Trincão.
Declarações do treinador do Sp. Braga, Custódio, na sala de imprensa do Estádio Municipal de Braga, após a vitória por 3-2 ante o V. Guimarães, em jogo da 28.ª jornada da I Liga:
«Dedicar esta vitória aos adeptos, vamos sentindo falta deles e em especial ao Sr. Luís, o nosso enfermeiro, que está de luto e não pôde estar connosco hoje.»
«Não saiu peso, sabíamos o que esperar deste jogo, difícil, contra uma equipa de qualidade. Nesta fase, mais do que apresentar muitas vezes a qualidade – e por ser um dérbi, que tem uma carga emocional diferente – queríamos vencer e vencemos. Acabou por ser equilibrado, mesmo em oportunidades de golo, mas acho que a vitória nos assenta bem.»
[Trincão:] «O Trincão é como todos os outros jogadores são: preponderantes.»
Declarações do treinador do V. Guimarães, Ivo Vieira, na sala de imprensa do Estádio Municipal de Braga, após a derrota por 3-2 ante o Sp. Braga.
«A insatisfação é natural pelo resultado, embora considere que foi um jogo equilibrado. Tivemos remates, situações enquadradas com a baliza. Não conseguimos mais golos que o Sp. Braga, por isso acabámos por não somar pontos. Em relação a essa falta de pontos e à distância, vamos continuar a acreditar. Há pontos suficientes para alcançar o nosso objetivo. Mais difícil, temos de ser realistas, mas vamos continuar a lutar para correr atrás do que procuramos. Em dois, três jogos, tal como não somámos uma quantidade grande de pontos, podemos ter uma fase boa e vamos acreditar.»
«A ideia de quem lidera é sempre anular o potencial do adversário. Conseguimos isso a espaços, exceto naquele golo prematuro. Foi uma primeira bola longa, um lance que acabou por pôr o resultado em causa. A equipa teve um comportamento excecional a inverter o resultado e conseguiu ficar por cima. Depois há o golo do empate que devemos valorizar, em prejuízo nosso, uma jogada de belo efeito e um golo bem conseguido. Depois, cometemos um erro e sofremos o terceiro golo. Não fomos capazes, embora com muita gente na frente, de igualar e o Sp. Braga, na tomada de decisão, teve mais critério, por isso fez os três golos.»
«O futebol só faz sentido com adeptos, que amam o jogo, os seus clubes. Fazem imensa falta, não sei se o resultado ia ser diferente, podia ser pior, melhor, mas é uma realidade absoluta.»
Veja aqui os melhores momentos do derby