As altas temperaturas que se fazem sentir no interior minhoto aliado ao período normal de férias de maior parte dos portugueses, incluíndo emigrantes, fez com que as praias de rio e de mar do Minho estejam a ser muito procuradas nesta quinta-feira.

Pelas 16:30, há registo de ocupação plena nas praias de Ofir (Esposende), Vila Praia de Âncora (Caminha) e Paçô/Carreço (Viana), registando ainda afluência máxima a praia da Albufeira da Queimadela, em Fafe.

De acordo com a aplicação Info Praia, que monitoriza e divulga os dados de ocupação das praias de todo o país, para além das quatro com lotação esgotada, dá conta de outras dez praias no Minho com ocupação elevada.

Assim sendo, as praias fluviais de Verim (Póvoa de Lanhoso), Vilar de Mouros (Caminha), Adaúfe (Braga), Prado (Vila Verde) e as marítimas de Moledo Sul e de Moledo Mergulho e Vapor (Caminha), Amorosa Chafé Sul e Amorosa Chafé (Viana), encontram-se com mais de um terço da ocupação permitida.

Já as praias fluviais de Valeta (Arcos de Valdevez), Ponte da Barca, Lenta (Cerveira) e Merelim São Paio (Braga), assim como as marítimas de Moledo Norte, Gelfa e Foz do Minho (Caminha), Afife, Arda/Bico, Carreço, Praia Norte, Cabedelo/Luziamar, Cabedelo, Pedra Alta (Viana), Cepães e Suave Mar Centro, Norte e Sul, em Esposende, encontram-se com ocupação baixa.

Lotação máxima de utentes por praia

Caminha

Moledo – 4.500
Vila Praia de Âncora – 2.700
Foz do Minho – 1.600
Forte do Cão/Gelfa – 500

Esposende

Suave Mar – 3.000
Apúlia – 2.000
Ramalha – 1.200
Apúlia Norte – 900
Ofir – 800
Cepães – 600
Rio de Moinhos – 100

Viana do Castelo

Arda/Bico – 1.400
Afife – 900
Paçô/Carreço – 900
Cabedelo – 800
Cabedelo/Luziamar – 800
Praia Norte – 600
Carreço – 600
Amorosa/Chafé – 400
Amorosa/Bico – 400
Pedra Alta (Castelo do Neiva) – 200

Algumas das normas, para além da lotação máxima, passam pela etiqueta respiratória e pelo distanciamento físico de 1,5 metros entre diferentes grupos no areal.

Há um máximo de 5 utentes por toldo, colmo ou barraca. A distância mínima entre estes locais deve ser de três metros.

Atividades desportivas como raquetes, disco, futebol, não vão ser permitidas este ano por gerar movimentação. Atividades náuticas, aulas de surf e desportos similares são permitidos.

A época balnear no Minho abriu a 27 de junho e termina a 30 de setembro.