No período lectivo, num total de 50 mil utilizadores diários dos TUB, 15 mil são estudantes dos diferentes níveis de ensino.
Os Transportes Urbanos de Braga (TUB) estão a estudar com as escolas e com a autarquia o regresso às aulas, altura em que o número de utilizadores deverá aumentar de forma significativa. O plano ainda não está fechado, mas segundo o administrador, Teotónio Santos, a preparação desta nova fase está em curso “desde Julho”.
Com cerca de 15 mil estudantes a utilizarem diariamente os TUB, o administrador não esconde que se aproxima um período “crítico” dependendo também das alterações de horarários levadas a cabo pelas escolas e instituições de ensino do concelho. O desfasamento de horários “é a principal preocupação” já que vai exigir “mais meios” em circulação.
“Estamos a trabalhar desde Julho com o pelouro da Educação e com as escolas do concelho para prestar um melhor serviço, apesar da frota não esticar”, começa por referir. “Estamos a estudar a melhor forma para nos adaptarmos e a aguardar mais informações para responder positivamente a este desafio”, acrescenta Teotónio Santos.
Os TUB transportam, em média, 50 mil passageiros por dia, 15 mil dos quais estudantes dos diferentes níveis de ensino. As aulas arrancam entre 14 e 17 de Setembro.
Na Universidade do Minho, o ano lectivo começa mais tarde e a instituição já admitiu a possibilidade de aulas ao sábado. O administrador dos TUB aponta que a zona de Gualtar “está muito bem servida em termos de transporte público”, ainda que admita para o futuro a “avaliação de algum reforço num horário mais concreto”.
Em Junho os TUB tinham 50% dos clientes relativamente ao ano anterior e em Julho atingiram os 70%, à semelhança do mês de Agosto.