O Sporting de Braga perdeu na noite desta sexta-feira com o Santa Clara, por 1-0, na Pedreira, em jogo a contar para a 2ª jornada do campeonato nacional de futebol. Thiago Santana marcou o único tento do encontro que inaugurou esta ronda.

O primeiro (e único) golo da partida surgiu logo aos cinco minutos de jogo. Na sequência de um passe de Anderson a isolar Thiago Santana, este dominou com o pé esquerdo, ajeitou e atirou cruzado para deixar os insulares na frente do marcador.

Dez minutos depois foi a vez da equipa da casa tentar a sua sorte, mas sem sucesso. Depois de um livre batido por Ricardo Horta, a bola passou rasteira pela barreira, mas o guarda-redes do Santa Clara negou o empate mesmo em cima da linha.

Já aos 20 minutos de jogo, André Horta atirou para o fundo das redes do Santa Clara, mas o lance foi anulado por fora-de-jogo de Paulinho no início do lance, uma decisão que foi depois confirmada pelo VAR. O resto da primeira parte mostrou um Santa Clara bastante sólido, enquanto o Sporting de Braga somava erros defensivos pouco habituais, bem como algumas dificuldades em chegar ao último terço do campo adversário.

As equipas recolheram aos balneários com o Santa Clara na frente do marcador, mas a segunda parte trouxe um Sporting de Braga bastante diferente da primeira. Carlos Carvalhal fez mudanças ao intervalo e tirou Francisco Moura e Al Musrati para as entradas de Galeno e Iuri Medeiros.

As alterações surtiram efeito na equipa arsenalista que foi crescendo no jogo ao mesmo tempo que ia somando oportunidades de golo, embora sem sucesso na finalização. Aos 63 minutos, Esgaio falhou por muito pouco o empate. O cruzamento de Sequeira passou por todos e foi Ricardo Esgaio quem tentou o remate ao segundo poste, mas atirou à malha lateral.

Poucos minutos depois, valeu o corte de João Afonso, a impedir que o remate de Ricardo Horta saísse certeiro. Aos 74 minutos surgiu nova bola ao ferro. Sequeira cruzou atrasado, Iuri Medeiros rematou, Marco estava batido, mas a bola bateu na trave.

Até ao final do encontro, o Sporting de Braga nunca desistiu de chegar ao empate, mas não foi o suficiente e a equipa orientada por Carlos Carvalhal, somou assim a segunda derrota na prova e ainda não somou qualquer ponto no campeonato, enquanto o Santa Clara, treinado por Daniel Ramos, lidera a tabela com seis pontos, sem qualquer golo sofrido.

Declarações de Daniel Ramos, treinador do Santa Clara, na sala de imprensa do Estádio Municipal de Braga, após o triunfo do Santa Clara (0-1) em casa do Sp. Braga:

«A primeira parte foi muito boa, com o controlo das dinâmicas ofensivas do Braga, estrategicamente estivemos muito bem, posicionados, agressivos e a ganhar muitos duelos, sempre preparados para o momento seguinte, para a recuperação da bola. Tivemos várias aproximações perigosas à baliza e conseguimos o golo. A segunda parte foi diferente. As alterações do Braga trouxeram outras nuances ao jogo, tivemos mais dificuldades permitiu uma conquista maior do espaço ao Braga. Muito mérito do Braga, como é óbvio, faltou-nos capacidade para responder. Fomos felizes na segunda parte, não fomos tão consistentes. A segunda parte foi bem mais difícil, apelámos ao espírito de equipa. Fomos felizes em alguns momentos, não me custa admitir isso. Acabou por ser um prémio para a nossa determinação, a equipa esteve muito disponível».

Declarações de Carlos Carvalhal, treinador do Sp. Braga, na sala de imprensa do Estádio Municipal de Braga, após a estreia com uma derrota (0-1) em casa, na receção ao Santa Clara:

«Este é um jogo fácil de analisar. Vimo-nos a perder logo aos cinco minutos numa desatenção numa segunda bola. Depois há uma tentativa não muito bem conseguida de reagir. Conseguimos fazer um golo, invalidado, o Santa Clara também teve uma oportunidade num jogo incaracterístico. Fico com a sensação que ao intervalo o empate seria o resultado que mais se ajustava. Na segunda parte o jogo teve só o sentido da nossa parte, nem permitimos ao adversário sair. Desperdiçámos uma série de oportunidades, metemos duas bolas no poste frente a uma equipa que jogou atrás. Esta é a história do jogo, em que ficaria muito triste com o empate. Não ganhar este jogo fico muito desapontado. Não estou minimamente desapontado com os jogadores, na segunda parte fizeram tudo para ganhar, com qualidade, criando oportunidades flagrantes; não foram remates a trinta metros. Criámos seis ou sete oportunidades. Perante isto não estou triste com os jogadores. O caminho é mais a segunda parte porque demos 45 minutos de avanço. Haverá o dia em que não vamos jogar metade, vamos uma vez à baliza e vamos marcar um golo».

Veja aqui os melhores momentos da partida inaugural da 2ª jornada da Liga NOS