O primeiro parque inclusivo no concelho de Guimarães foi inaugurado este sábado, 24 de outubro, na Vila de Ponte, anunciou a autarquia. Apesar da inauguração, o mesmo ficará encerrado por tempo indeterminado face à pandemia de covid-19.

A obra foi concretizada pela Junta de Freguesia de Ponte, com o apoio do Município de Guimarães, contemplando equipamentos de lazer, fitness, mobiliário urbano, rampas de acesso a pessoas com mobilidade reduzida e adequadas ainda a invisuais, parque de estacionamento, assim como espaços ajardinados.

O presidente da Câmara de Guimarães, Domingos Bragança, salientou o “exemplo de uma obra completa para servir todos os cidadãos” e com referência para as preocupações ambientais”.

“Estamos perante uma obra bem conseguida e de referência, quer no âmbito da dimensão social ao proporcionar as condições necessárias para crianças e adultos com mobilidade reduzida, como na área da sustentabilidade com a criação de mobiliário a partir de materiais recicláveis”, disse.

Para Domingos Bragança, através deste projeto, Guimarães reforça o estatuto de “Cidade Amiga das Crianças”, através do reconhecimento da UNICEF, que destaca o compromisso e o envolvimento ativo em promover e defender os direitos da criança e melhorar a situação das crianças no território.