O Vitória SC continua sem vencer o eterno rival, Sporting de Braga, em desafios realizados no estádio Dom Afonso Henrinques.
Desde abril de 2015 que a armada vimaranense não deixa os três pontos no ‘Castelo’ e na noite deste domingo a história não foi diferente.
Os pupilos de Carlos Carvalhal impuseram-se sobre os de João Henriques e venceram por 1-0 neste duelo relativo à quinta jornada da I Liga.
O único golo da partida foi apontado por Ricardo Esgaio, à passagem dos 27 minutos.
Na etapa complementar, mais precisamente a partir dos 82 minutos, a partida conheceu um ‘incêndio de enormes proporções’ com três jogadores a serem expulsos no espaço de quatro minutos: David Carmo e Fransergio, para a equipa arsenalista, e de Jorge Fernandes para o Vitória SC.
Recordar que com este resultado, o Sp.Braga ascende à quarta posição, com nove pontos, já o Vitória SC permanece na sétima posição, com sete pontos.
Declarações de Carlos Carvalhal, treinador do Sp. Braga, na sala de imprensa do Estádio D. Afonso Henriques, após o triunfo (0-1) no terreno do V. Guimarães:
«Creio que fizemos uma primeira parte de continuidade, de nível, podíamos era ter, não digo sentenciado o jogo, mas podíamos ter feito o 2-0. Na segunda parte esperávamos uma reação do V. Guimarães, houve essa reação aliada ao facto de termos jogado na quinta –feira, perdemos alguma frescura e o Vitória começou a entrar com a bola pela nossa estrutura dentro. Fechámos o caminho da baliza e as melhores situações da segunda parte são nossas. Acho que a vitória se ajusta perfeitamente. É importante realçar a nossa equipa ter mostrado caráter. Há um facto, e fico triste por ter passado ao lado da imprensa portuguesa, fomos a equipa que mais ataques fizemos na última jornada da Liga Europa, com grandes equipas. A equipa tem tido esse tónico, essa postura de procurar o golo, mas nós treinadores gostamos de ter uma vitória assim, com os jogadores a sofrer, com nove jogadores, mas a fechar bem a nossa baliza. Confirma que a equipa tem uma identidade forte, agarrou-se ao jogo, quis ganhar e fechar os espaços ao adversário. Este tipo de vitórias é importantíssimo, com caráter e determinação».
Declarações de João Henriques, treinador do V. Guimarães, na sala de imprensa do Estádio D. Afonso Henriques, após a derrota (0-1) frente ao Sp. Braga:
«Demos 45 minutos de avanço ao Sp. Braga. Na segunda parte foi um Vitória já semelhante ao que quero e só foi curto porque não finalizámos. Na primeira parte o Sp. Braga foi mais pragmático e eficaz. Num resumo: na primeira parte Braga, na segunda parte Vitória a precisar de ser mais eficaz e pragmático. Fizemos uma boa primeira parte no Bessa e hoje fizemos uma boa segunda parte hoje, mas meio jogo não chega. Temos de ser mais pragmáticos, eficazes. Na segunda parte o Sp. Braga não conseguiu fazer nenhuma saída, limitou-se a jogar longo e no nosso risco, porque arriscámos, conseguiu duas oportunidades. Na segunda parte tivemos vários remates que podíamos ter enquadrado com a baliza. São duas partes mais distintas, a segunda parte mais à Vitória como queremos noventa minutos no futuro. São doze dias de treino, mas já vemos algumas das coisas para o futuro».
«Se fossemos carros de Fórmula 1, o estádio estava cheio»
Veja aqui os melhores momentos da partida desta noite