O Hospital de Braga recebeu, no primeiro semestre de 2020, mais de 400 casos de doentes por suspeita e posterior diagnóstico efetivo de Acidente Vascular Cerebral (AVC), foi hoje anunciado.
Deste número fazem parte os doentes encaminhados pelo INEM, através da Via Verde de AVC, e todas as outras situações com o mesmo diagnóstico admitidos pelo Serviço de Urgência ou outros Serviços do Hospital. A nível nacional, esta é a Unidade com mais ativação pelo INEM da Via Verde do AVC.
“A Unidade de AVC (UAVC) do Hospital de Braga é composta por uma equipa multidisciplinar, com critérios de qualidade reconhecidos e com protocolos bem definidos que permitem uma intervenção precoce e rápida no tratamento desta patologia no doente agudo, tornando-se fundamental nos primeiros sintomas da doença”, refere a unidade hospitalar.
Segundo a Responsável da UAVC do Hospital de Braga, Carla Ferreira, “a doença vascular cerebral continua a ser a principal causa de incapacidade em todo o mundo e de mortalidade em Portugal, sendo por isso fundamental mantermo-nos atentos aos sinais da doença e não descurar os mesmos em tempo de pandemia”.
O Hospital de Braga salienta que, apesar da reorganização da Unidade que a covid-19 obrigou, a UAVC manteve a sua atividade integral preservando a prestação de cuidados de saúde atempados.
“Acresce a este conhecimento técnico de excelência, a constante produção científica e a participação desta Unidade em ensaios clínicos, estudos observacionais, estudos de caso clínicos, entre outros”, conclui o comunicado.