A PJ de Braga deteve, esta quinta-feira, um casal suspeito da morte de uma mulher de 69 anos, em Dume, Braga. Vítima não aceitou entregar prédio ao amante e este matou-a.

Fonte judicial disse ao JN que os dois detidos devem ser, ainda esta quinta-feira, entregues ao juiz de Instrução Criminal de Braga.

Em comunicado, a PJ acrescenta que o homem tem 61 anos e a mulher 48 anos. São suspeitos dos crimes de homicídio qualificado, profanação de cadáver, burla informática e furto. “A motivação para a prática dos crimes em investigação estará relacionada com obtenção e apropriação de bens patrimoniais”, acrescenta o comunicado.

Terão matado a mulher de 69 anos, viúva, porque ela se recusou a entregar ao amante um prédio do seu património.

Ao que o JN apurou, o homem mantinha relações amorosas com a vítima e, sabedor de que detinha um imóvel valioso, tentou extorquir-lho, tendo-a matado por ela se ter recusado a dar-lho. A morte terá ocorrido na madrugada de quarta-feira, na casa da vítima, que foi depois transportada para o caminho onde o corpo veio a ser encontrado, situado a apenas 300 metros da casa.

As autoridades suspeitam que terá sido assassinada através de força física, mas só a autópsia, que se deve realizar esta quinta-feira na morgue do Instituto de Medicina Legal de Braga, pode confirmar as causas da morte.

Para além da tentativa de extorsão do prédio, o casal ter-lhe-á, ainda, roubado algum dinheiro, mas não em grande quantidade.

O cadáver foi encontrado junto ao Caminho da Ordem, numa área rural de Montélios, freguesia de Dume, pelas 7.30 horas de quarta-feira, por pessoas que usam o caminho para praticarem jogging, as quais ligaram à PSP, que por sua vez chamou os bombeiros. Mais tarde, e dado que a mulher apresentava ferimentos na face e na cabeça, a polícia chamou a PJ, que enviou uma brigada especializada ao local, para analisar o corpo e proceder à recolha de vestígios.