Esposende e Vila Verde estão entre os concelhos de maior risco

O boletim desta segunda-feira da Direção-Geral da Saúde (DGS) dá conta de mudanças nos níveis de risco a que os concelhos estão sujeitos. Há locais que agravaram os números da covid-19, outros que mantiveram o mesmo risco e ainda alguns que melhoraram.

Desde o Conselho de Ministros de 21 de novembro que o país está dividido em níveis de risco: o “extremamente elevado”, “muito elevado”, “elevado” e “moderado”. De acordo com dados da DGS desta segunda-feira, há neste momento 217 concelhos com mais de 240 novos casos por cem mil habitantes nos últimos 14 dias, neste caso, entre 12 de novembro e 25 de novembro. Estão, por isso, na lista de concelhos de risco, ou seja, sujeitos a medidas concretas de combate à pandemia, como o recolher obrigatório (se tiverem mais de 480 novos casos por 100 mil habitantes).

Nos dados desta segunda-feira, Armamar, Cabeceiras de Basto, Chaves, Crato, Gavião, Miranda do Corvo, Mondim de Basto e Vila Verde agravaram os números da covid-19 e fazem agora parte da lista de concelhos com nível “extremamente elevado”. No total, são 50 concelhos no panorama mais gravoso da pandemia.

Concelhos que subiram o nível de risco da covid-19 face à semana passada (23 de novembro): Alandroal, Aljezur, Alvaiázere, Alvito, Anadia, Angra do Heroísmo, Arraiolos, Barrancos, Caldas da Rainha, Calheta, Câmara de Lobos, Carregal do Sal, Castelo Branco, Castelo de Vide, Castro Verde, Chamusca, Coimbra, Cuba, Évora, Góis, Golegã, Gouveia, Idanha-a-Nova, Leiria, Loulé, Lousã, Mação, Marvão, Mértola, Mira, Miranda do Douro, Monchique, Montalegre, Mourão, Odemira, Peniche, Ponte da Barca, Povoação, Santa Cruz da Graciosa, Santana, Santarém, Santiago do Cacém, Sardoal, Torres Vedras, Viana do Castelo, Vidigueira, Vila do Porto, Vila Franca do Campo, Vila Nova de Poiares, Vouzela.

Concelhos que desceram o nível de risco da covid-19 face à semana passada (23 de novembro): Abrantes, Alcácer do Sal, Alcoutim, Arouca, Batalha, Borba, Caminha, Campo Maior, Celorico de Basto, Constância, Coruche, Corvo, Estremoz, Figueira de Castelo Rodrigo, Horta, Mangualde, Matosinhos, Mêda, Nazaré, Nelas, Oliveira de Frades, Pedrógão Grande, Penamacor, Ponte de Sor, Portel, Proença-a-Nova, Ribeira de Pena, Sabrosa, Santa Cruz, São Pedro do Sul, São Roque do Pico, Sertã, Sever do Vouga, Sousel, Tondela, Velas, Viana do Alentejo, Vila Viçosa.