Os azuis e brancos venceram (2-0), esta quarta-feira, em Aveiro, o Benfica e conquistaram a 22.ª Supertaça Cândido de Oliveira do palmarés.

O primeiro golo do encontro surgiu ainda na primeira parte, por Sérgio Oliveira, aos 25 minutos. Depois de uma falta de Vlachodimos sobre Taremi na grande área, Hugo Miguel assinalou uma grande penalidade após indiciação do VAR. Chamado a marcar, o médio não falhou e chegou ao oitavo golo da época.

Perto do apito final, Luis Díaz, depois de Grimaldo acertar no ferro da baliza de Marchesín, aproveitou um grande passe de Corona e fechou a contagem.

Esta foi a 12.ª final da prova entre as duas equipas, tendo o F. C. Porto assegurado a 11.ª vitória sobre os encarnados, num total de 22, enquanto Benfica e Sporting têm oito troféus cada.

Sérgio Conceição, treinador do FC Porto, na sala de imprensa depois da vitória na Supertaça: 

«Ter o presidente [na roda] é sempre importante. Queria começar por dedicar o troféu a duas pessoas. Ao senhor Reinaldo Teles e ao meu cunhado, que faleceu no passado mês e que esteve cá quando vencemos a Supertaça contra o Aves.»

«Tivemos muito mérito ao ganhar o campeonato e a taça. E hoje a vitória foi completamente merecida pela forma como interpretámos o jogo.»

«Já fizemos jogos fantásticos em que revelámos consistência defensiva. Nomeadamente na Liga dos Campeões. O processo defensivo teve a ver com toda a equipa, a começar na frente….»

Jorge Jesus, treinador do Benfica, em declarações depois da derrota na Supertaça contra o FC Porto:

«O FC Porto foi mais eficaz. O jogo foi equilibrado. Na primeira meia-hora até tivemos duas situações para golo, em saídas do Rafa. Não sei se seria para golo, mas tinha de ser mais bem definido. Com o penálti o FC Porto ficou mais seguro no jogo. Na segunda parte o Benfica foi mais próximo do que o Benfica que eu pretendo. A diferença esteve na finalização. O FC Porto soube finalizar e o Benfica não soube definir. As duas equipas tentaram ganhar a primeira e segunda bola. As finais são assim.»

[sobre a importância da Supertaça]

«Esta final era importante porque era um título, o primeiro da época. Era importante vencê-lo, mas não era prioridade. O FC Porto neste jogo foi mais consistente, soube aproveitar melhor as oportunidades, tem mais experiência, têm três/quatro anos a jogarem juntos.»

[mau momento da equipa]

«Hoje correu mal. Não conseguimos vencer a final, não somos primeiros no campeonato. Correr mal? Por aí, tudo bem. Mas estamos na décima jornada do campeonato. O FC Porto foi mais realista, oportunista e tem um jogo mais consolidado.»

[inferioridade em relação ao FC Porto?]

«Menos do que o FC Porto? Não tenho essa sensação. Foi em alguns momentos menos do que o FC Porto. Nos primeiros 25 minutos e na segunda parte foi igual ao FC Porto. Não foi tão objetivo e eficaz. Andámos atrás, tivemos oportunidades na bola parada. Durante o jogo tivemos vários momentos melhores do que o FC Porto.»