Entre os 20 finalistas europeus selecionados para ir à final, Braga é o único destino em território nacional. As votações terminam no próximo dia 10 de fevereiro e todos podem ajudar a “Capital do Minho” a ganhar esta distinção europeia.

Paris, Roma, Viena, Florença, Capri e Capadócia são apenas alguns dos principais concorrentes de Braga ao prémio de “Melhor Destino da Europa” em 2021. A lista de 20 finalistas inclui ainda as ilhas Canárias, Cavtat, na Croácia, Kefalonia, na Grécia, Cornwall, em Inglaterra, e até o Thaiti, por integrar a Polinésia Francesa. Promovida pela European Best Destinations, organização sediada em Bruxelas e promotora do turismo no espaço europeu, esta iniciativa destaca-se pelo facto de o vencedor ser escolhido pelo público, através de votação online. Este é mesmo considerado o maior evento de e-turismo da Europa ao ter alcançado mais 600 mil votos, na última edição. A votação começou no passado dia 20 de janeiro e termina na próxima quarta-feira, dia 10 de fevereiro, através da página da European Best Destinations.

Recorde-se que, em 2020, Cascais foi o destino que esteve na final desta iniciativa e que, em 2019, a cidade de Braga tinha conseguido a segunda posição neste ranking europeu, apenas batida por Budapeste, a capital da Hungria.

BragaCM Braga

A escolha para finalista em 2021 é justificada pela Câmara de Braga por, “além de ser um dos destinos europeus com maior crescimento turístico, ter sido uma cidade que rapidamente implementou diversas medidas de saúde pública para proteger a sua população contra a pandemia de Covid-19, tendo inclusivamente sido mencionada pela OCDE como exemplo de boas práticas nesta matéria”. No site da autarquia pode ainda ler-se que “a estes fatores juntam-se o desenvolvimento sustentável do turismo em Braga e a distinção, pela Comissão Europeia, como uma das cidades com melhor qualidade de vida e mais felizes da Europa.”“2000 Anos, Um Destino” é uma das frases de promoção de Braga, enquanto destino turístico marcado pela riqueza patrimonial, onde se destaca um dos Sacro-Montes mais antigos de toda a Europa e porta-estandarte da região Minhota, o Bom Jesus. É em Braga que se encontra ainda a mais antiga Catedral de Portugal e a Casa-Mãe dos beneditinos, o Mosteiro de Tibães.

BragaCM Braga

A cidade é também um dos pontos de partida para quem parte à descoberta do Parque Nacional da Peneda-Gerês. Conhecida pela excelente oferta gastronómica, em que o bacalhau é eterno, Braga alia a tradição culinária com diversos projetos inovadores.

A partir do sofá, faça uma visita a Braga, através do programa Boa Cama Boa Mesa na SIC Notícias e depois vote na cidade para “Melhor Destino da Europa”, em 2021.

In ” Boa Cama Boa Mesa “