Vitorianos com uma primeira volta histórica

O Vitória empatou a zero, esta sexta-feira, na deslocação ao terreno do Benfica, num encontro a contar para a 17.ª jornada da I Liga.

Na Luz, a formação vitoriana teve pouca bola, mas apresentou solidez defensiva para manter a baliza intransponível. Com este resultado, o Vitória completou uma primeira volta histórica, sem qualquer derrota fora de portas.

Depois de ter alinhado frente ao Sporting (derrota, por 1-0) num esquema com três centrais, os ‘encarnados’ voltaram à configuração clássica, em 4-4-2, com destaque para a permanência de Cervi no ‘onze’ inicial e a inclusão de Everton. Pizzi jogou como segundo avançado ao lado de Seferovic, tendo Darwin ficado no banco de suplentes.

Sem Jorge Jesus no banco, que recupera de covid-19 com quadro de infeção respiratória associado, e com João de Deus ao comando da equipa, o Benfica entrou melhor no encontro, tendo, nos primeiros 20 minutos, disposto de sete oportunidades de golo, divididas por Vertonghen, Seferovic e Everton, contudo, em todas elas o guarda-redes Trmal levou a melhor.

Os vimaranenses sentiram grandes dificuldades para ultrapassar a linha de meio-campo e chegar com critério à baliza de Vlachodimos, tendo Óscar Estupiñán, aos 13 minutos, rematado ao lado, depois de um cruzamento de Ricardo Quaresma.

Sempre a carregar no ‘acelerador’, o Benfica procurou a todo o custo desmontar a estratégia defensiva do Vitória de Guimarães, mas ia mostrando alguma falta de discernimento no momento da concretização.

A igualdade ao intervalo era lisonjeira para os minhotos, mesmo colocando em evidência a sua capacidade defensiva, contudo, a estatística era clara: 15 remates para o Benfica, contra um do Vitória de Guimarães e 64% de posse de bola para os ‘encarnados’.

Ao intervalo, João de Deus deixou no balneário Everton e colocou em campo Darwin, passando Pizzi a figurar na direita. Por sua vez, João Henriques chamou ao ‘onze’ o jovem espanhol Pepelu, por troca com Miguel Luís.

O Vitória de Guimarães subiu o bloco, o que se traduziu num maior espaço nas costas da defesa e mais metros de relvado para o Benfica ter de percorrer até chegar à baliza de Trmal, o que condicionou a saída para o ataque dos ‘encarnados’.

Com o nulo a manter-se no marcador, Gonçalo Ramos e Pedrinho foram chamados a jogo, para os lugares de Seferovic e Pizzi, respetivamente. Tendo o jovem avançado, aos 69 minutos, falhado por muito pouco a abertura do marcador, após cruzamento de Gilberto.

O avançar do cronómetro ia criando maior nervosismo aos ‘encarnados’ e por inerência deu estofo à equipa da ‘Cidade Berço’, que apostou em Marcus Edwards, aos 81 minutos, para o lugar de Rúben Lameiras e o colocou na esquerda. O lado direito já tinha sido refrescado anteriormente, com a chamada de Rochinha para o lugar de Quaresma.

Os sinais eram claros. Dois velocistas: perigo para o Benfica. Contudo, a equipa da Luz teve, aos 90+3 minutos, a possibilidade de conquistar os três pontos. Pedrinho, com a baliza escancarada, à entrada da pequena área, após assistência de Gonçalo Ramos, fez o mais difícil: falhar.

Mesmo em cima do apito final foi a vez de Marcus Edwards causar calafrios na Luz. Numa jogada de contra-ataque, o inglês rematou de pé esquerdo, tendo a bola saído ligeiramente ao lado da baliza de Vlachodimos.

De resto, com este empate, a formação de João Henriques passa a somar 30 pontos. Na próxima jornada o Vitória desloca-se ao Jamor para defrontar o Belenenses SAD, num encontro marcado para segunda-feira, às 21h00.

Declarações após o jogo Benfica-Vitória SC (0-0), da 17.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol, realizado hoje no Estádio da Luz, em Lisboa:

“Não tem motivação extra. Ainda não terminámos a primeira volta, porque temos um jogo em atraso por cumprir, mas o saldo são 30 pontos e uma equipa muito consistente no processo defensivo. Temos aspetos a melhorar, mas um saldo muito positivo e um acumular de jogos muito conseguidos. A pontuação e a solidez da equipa dão-nos confiança. A equipa está em crescendo, a saber o que fazer nos diferentes momentos do jogo.

Veja aqui os melhores momentos da partida

Ficha de Jogo

Jogo realizado no Estádio da Luz, em Lisboa.

Benfica – Vitória SC, 0-0.

Equipas:

– Benfica: Vlachodimos, Gilberto, Otamendi, Vertonghen, Grimaldo, Weigl (Gabriel, 80), Taarabt, Cervi (Chiquinho, 80), Everton (Darwin, 46), Pizzi (Pedrinho, 67) e Seferovic (Gonçalo Ramos, 59).

(Suplentes: Svilar, Morato, Nuno Tavares, Gabriel, Chiquinho, Diogo Gonçalves, Pedrinho, Gonçalo Ramos e Darwin).

Treinador: João de Deus.

– Vitória SC: Trmal, Sacko, Jorge Fernandes, Abdul Mumin, Mensah, Miguel Luís (Pepelu, 46), André André, André Almeida (Wakaso, 82), Rúben Lameiras (Marcus Edwards, 82), Quaresma (Rochinha, 76) e Óscar Estupiñán (Noah Holm, 90).

(Suplentes: Bruno Varela, Ouattara, Suliman, Pepelu, Wakaso, Luís Esteves, Rochinha, Marcus Edwards e Noah Holm).

Treinador: João Henriques.

Árbitro: Nuno Almeida (AF Algarve).

Ação disciplinar: Cartão amarelo para André André (32), Weigl (67) e Trmal (90+2).