Autódromo do Algarve entra no calendário pelo segundo ano consecutivo.
Portugal volta a receber em 2021 uma prova de Fórmula 1. A notícia está a ser avançada por vários sites especializados em desporto motorizado e deve ser formalizada pela Federação Internacional do Automóvel (FIA) na quinta-feira.
A prova portuguesa, a ter lugar no Autódromo Internacional do Algarve, em Portimão, vai ocupar a vaga deixada em aberto no calendário pelo Vietname, no dia 2 de maio.
A evolução da pandemia em Portugal terá levantado nas últimas semanas dúvidas sobre se a corrida poderia ocorrer em solo luso. No entanto, as conversações entre a F1 e os organizadores nos últimos dias acabaram por permitir que o evento tenha lugar no Algarve.
Mesmo mantendo-se a obrigatoriedade de uma quarentena nas viagens de regresso ao Reino Unido a partir de Portugal (que está incluído na ‘lista vermelha’ de restrições dos britânicos), a corrida em Portimão realizar-se-á uma semana antes do GP de Espanha, o que significa que a questão da quarentena obrigatória fica resolvida.
Recorde-se que o campeonato abre com o GP Bahrein, a 28 de março, seguindo-se Ímola a 18 de abril e Portugal, a 2 de maio.
Em 2020, a Fórmula 1 regressou a Portugal pela 17.ª vez, após 24 anos e pela primeira vez no Autódromo Internacional do Algarve, em Portimão, após as alterações ao calendário motivadas pela pandemia da COVID-19. O Grande Prémio de Portugal, no qual o britânico Lewis Hamilton se tornou no piloto com mais vitórias na Fórmula 1, foi o segundo mais visto de 2020.
A corrida disputada no Autódromo Internacional do Algarve (AIA), em Portimão, a 25 de outubro, teve uma audiência televisiva de 100,5 milhões de espectadores no mundo e só foi batida pela prova húngara, em 19 de julho, que foi presenciada por 103,7 milhões.
Nesta hierarquia, seguem-se os Grandes Prémios do Bahrain (98,1 milhões de espetadores), disputado quando Hamilton já tinha assegurado o sétimo título de campeão do mundo, e o da Turquia (89,1 milhões), onde o britânico revalidou o cetro.