CDS apresenta voto de pesar pela morte de médico de Braga: “‘Deu vida’ a muitas crianças”

O obstetra Eurico de Sá Malheiro, conhecido médico em Braga, foi hoje a sepultar no jazigo que a família possui no Cemitério Monte d’Arcos, na cidade bracarense.

Figura bastante conhecida na sociedade civil da cidade e presença assídua em conferências e palestras ligadas ao associativismo, deixará ‘saudades’ a muitos bracarenses, entre os quais a concelhia do CDS.PUBLICIDADE

Em comunicado, aquela estrutura política lamenta “profundamente” esta perda: “Braga chora a perda de uma das figuras centrais da medicina no concelho. Um senhor da medicina e do humanismo. Dedicou a sua vida ao estudo da obstetrícia, colocando o seu saber ao serviço da sociedade civil”.

Altino Bessa, presidente da concelhia do CDS e vereador com pelouros, recorda um homem de “trato fácil” e com um perfil de “senhor da generosidade”. “Era um homem do mundo, da cultura e do social”, afirmou o centrista.

“Lembramos Eurico de Sá Malheiro como um humanista na área da saúde. Muitos bracarenses nasceram pelas suas mãos e cresceram com a imagem de um médico social. De bondade genuína, era um apaixonado pela sua terra, pelas suas crianças, pelas suas pessoas, pelos bracarenses e por Braga”, refere o vereador.

“Eurico de Sá Malheiro é uma destas personagens icónicas que nunca desaparecerá da memória de tantos que tiveram o privilégio de o conhecer. A sua vida foi votada ao cuidar do outro com um sentido de missão que se refletia em cada gesto para com os seus utentes”, acrescenta.

Deu vida a muitas crianças e esperança a muitas mães com a sua mestria para a medicina. Era muito mais do que o médico. Era o amigo e é assim que também será lembrado. Um homem de Braga, mas também homem do mundo que deixa um enorme e robusto legado na medicina (…) com uma vinculação estreita com cidadania”, recorda.

“A sua ação ia muito além da profissão, mostrando um particular interesse pelos reais problemas da sociedade civil com um ímpeto natural para a ajuda ao próximo. Somos cidade com identidade e da qual Eurico de Sá Malheiro faz parte. Como tal, compete-nos reconhecer o papel preponderante que teve na sociedade bracarense preservando a sua memória. Com pesar, deixamos um sentido e saudoso obrigado, Eurico de Sá Malheiro”, finaliza a nota de pesar.