SC Braga sobe ao 2.º lugar após triunfo sobre o Nacional (1-2)

Sporting de Braga venceu, neste domingo, o Nacional, na Choupana, por 2-1, num duelo relativo à 21.ª jornada da I Liga.

Com este triunfo, os arsenalistas sobem até ao segundo lugar do campeonato, de forma isolada, com 46 pontos, agora a nove do líder Sporting, e com mais um do que o FC Porto.

Por sua vez, a formação insular situa-se no 12.º lugar, com 21 pontos, apenas com mais dois do que o Famalicão que se encontra no posto que dá acesso ao play-off de manutenção.

Neste domingo, os pupilos de Carlos Carvalhal aproveitaram o pesadelo do guardião Nacional para subir às ‘nuvens’. Piscitelli começou por oferecer de mão beijada o golo a Fransérgio, aos 25 minutos, para quatro minutos volvidos o guarda-redes italiano ter uma péssima saída dos postes, o que permitiu a Abel Ruiz escrever também o seu nome na lista dos marcadores.

Na etapa inicial, os minhotos ainda atiraram duas bolas aos ferros da baliza insular, mas o resultado manteve-se até ao intervalo. Numa etapa complementar com ‘mudança’ inferior na caixa de velocidades foi o Nacional que reabriu as emoções da partida com um golo de Riascos, aos 69 minutos, que acabaria por se tornar insuficiente para dividendos mais sorridentes do emblema anfitrião.

Declarações de Carlos Carvalhal, treinador do Braga, após a vitória por 2-1 sobre o Nacional na Flash interview da SportTV

Segundo lugar na tabela: “O Braga olha para a viagem que vai fazer agora – vamos chegar às 2h30 a Braga – e depois para a preparação do jogo de quarta-feira com o FC Porto. Ganhámos este jogo, não olhamos muito para a classificação. Agora temos de abrir o dossiê da Taça de Portugal.”

Meia-final da Taça de Portugal, na quarta-feira: “Gostava de disputar o jogo numa situação diferente, em igualdade de circunstâncias, com as duas equipas a jogar no mesmo dia. Nós jogámos a meio da semana e no domingo, o FC Porto jogou no sábado. Gostava de repartir isto, mas é encarar a realidade e ir para o jogo com coragem e tentar vencer.”

Análise ao jogo: “Entrámos muito bem, os dois golos são erros do guarda-redes adversário, mas podíamos ter feito outros golos, porque tivemos várias oportunidades. Poderíamos ter sentenciado o jogo. Na segunda parte, o Nacional baixou as linhas e acabaram por fazer um golo e depois a minha equipa demonstrou que sabe defender bem, fechar a baliza. Acabamos por ser um justo vencedor.”

Exibição do jovem Bruno Rodrigues, que foi titular: “Não é fácil a incorporação dos novos jogadores assim e hoje o Bruno Rodrigues esteve muito bem. Fez um jogo espetacular.”

Abel Ruiz na Flash interview da SportTV: ” Estamos onde queremos estar”

Análise do jogo: “Entramos muito bem no jogo. Fizemos uma grande primeira parte, começámos com dois golos muito cedo. Podíamos ter feito na primeira parte dois golos mais, mas na segunda tivemos que sofrer um pouco nos últimos minutos. Mas é a raça guerreira, é a raça que temos e estamos onde queremos estar”.

Sufoco do Nacional: “Estávamos confiantes. Mas há momentos do jogo que temos que sofrer. Nos últimos minutos soubemos passar por isso e conseguimos a vitória”.

Olhar para o primeiro lugar: “Só pensamos jogo a jogo. O próximo jogo no Dragão [na Taça de Portugal] é o mais importante”.

Veja aqui os melhores momentos do jogo desta noite: