Provas escritas e provas orais foram realizadas online.
Estão definidos os 16 alunos do concelho de Guimarães que vão participar na fase intermunicipal no Concurso Nacional de Leitura (CNL), a realizar no dia 23 de abril, em Vizela.
O Concurso Nacional de Leitura (CNL), este ano na sua 14ª edição, organizado pela Biblioteca Municipal Raul Brandão e pela Rede de Bibliotecas Escolares de Guimarães, decorreu de 22 a 26 de fevereiro. Em virtude do Estado de Emergência, tanto as provas escritas como as provas orais foram realizadas inteiramente online e transmitidas em direto no facebook da Biblioteca. A Fase Municipal (Guimarães) envolveu um total de 78 crianças e jovens de todos os Agrupamentos de Escolas.
No 1.º Ciclo foram apurados os alunos Maria Inês Matos (AE Taipas), Lília Ribeiro (AE D. Afonso Henriques), Pedro Costa (AE João de Meira) e Marta Gomes (AE João de Meira). No 2.º Ciclo foram apurados João Carlos Andrade (AE Abação), Eduarda Marques (AE Taipas), Maria Rita Guimarães (AE D. Afonso Henriques) e Ana Leonor Abreu (AE Prof. Abel Salazar). No 3.º Ciclo foram apurados Gonçalo Fernandes (AE D. Afonso Henriques), Maria Helena Fernandes (AE de Vale de São Torcato), Leonor Araújo (AE Arqueólogo Mário Cardoso) e Marta Isabel Silva (AE Virgínia Moura). No Secundário, foram apurados Bárbara Fernandes (ES Martins Sarmento), Lara Guimarães (ES Caldas das Taipas), Luna Teixeira (ES Martins Sarmento) e Gonçalo Fortunato (ES Caldas das Taipas).
A Vereadora da Educação da Câmara de Guimarães, Adelina Pinto, destacou o “empenho e atitude exemplar dos jovens na forma como superam as dificuldades, adaptando-se a um novo sistema de aprendizagem e de comunicação pelos meios digitais, sem descurar a importância da leitura”.
O CNL constitui o maior evento de promoção da leitura dirigido às crianças e jovens portuguesas, envolvendo escolas e bibliotecas públicas de todo o país. Este evento inscreve-se nas atividades do Plano Nacional de Leitura (PNL), uma iniciativa governamental da responsabilidade do Ministério da Educação em articulação com o Ministério da Cultura, o Ministério da Ciência, da Tecnologia e do Ensino Superior e as Autarquias.