O consumo de eletricidade no setor doméstico aumentou 21% em fevereiro, face ao período homólogo, enquanto nos serviços desceu 23%, devido à pandemia, divulgou hoje a Agência para a Energia (Adene).

De acordo com o boletim de fevereiro da eletricidade, divulgado por aquela entidade, “os efeitos da pandemia continuam-se a fazer sentir no consumo de energia elétrica”, com o setor doméstico a registar uma subida de 21% em fevereiro.

Com muitos em teletrabalho e as empresas ‘vazias’, verificou-se também que no setor dos serviços registou-se uma descida de 23% do consumo de eletricidade. 

No caso do gás natural, o cenário é semelhante: o consumo no setor doméstico aumentou 22% em fevereiro face ao período homólogo, ao passo que no setor dos serviços assistiu-se a uma quebra de 20%.

Estes dados, relativos a fevereiro, correspondem ao período do segundo confinamento em território nacional, que começou em meados de janeiro. Com restrições à mobilidade, implementadas pelo Governo, o impacto no consumo de derivados do petróleo é evidente: “Registaram-se quebras de 27% no gasóleo, 39% na gasolina e 81% no jet fuel, em comparação com o período homólogo”, acrescenta a ADENE. 

Notícias ao Minuto

Consumo de energia elétrica em fevereiro© ADENE 

Já no mês passado os dados da ADENE apontavam para um aumento do consumo de energia no setor doméstico impulsionado pelo confinamento obrigatório, com o gás natural a acompanhar o passo. 

O período de desconfinamento, recorde-se, arrancou a 15 de março, com a abertura de creches, estabelecimentos de pré-escolar e vendas ao postigo. A próxima fase está agendada para o dia 5 de abril, depois da Páscoa.