O ponto negro no acesso à cidade de Guimarães prestes a ser resolvido. Túnel na rotunda de Silvares facilita o acesso à autoestrada A11

O desnivelamento na rotunda de acesso à autoestrada, em Silvares, abre hoje ao trânsito , estando agendada para as 21h00 a cerimónia de inauguração de uma obra há muito reclamada para resolver um dos constrangimentos no acesso rodoviário à cidade de Guimarães.

A abertura do desnivelamento da rotunda será precedida de uma cerimónia simbólica, cumprindo as normas de segurança no âmbito do actual estado de emergência, com a presença do presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança, e do director do Centro Operacional Norte da Infraestruturas de Portugal, Carlos Matos.

A empreitada, desenvolvida em coordenação com a Câmara Municipal e Infraestruturas de Portugal, visa solucionar os constrangimentos à circulação rodoviária se verificavam na rotunda de Silvares, ponto de acesso à autoestrada A11 pelo nó de Selho.

Este desnivelamento da rotunda permite uma ligação directa da A11 à variante de Creixomil, facilitando assim a fluidez da circulação automóvel naquela zona.

O túnel sob a rotunda de Silvares constitui a primeira fase do projecto da Via do Avepark, que prosseguirá com a ligação à rotunda de Vila de Ponte (EN101) e, numa terceira fase, com o tramo da ligação de Ponte ao Parque de Ciência e Tecnologia (Avepark), beneficiando também as freguesias daquela área do concelho de Guimarães.