Portugal terá 10 monumentos iluminados de verde, no próximo dia 17 de março, data em que os irlandeses celebram o ‘St. Patrick’s Day’.

A iniciativa, da responsabilidade do Turismo do Porto e Norte, do Turismo de Portugal e do Turismo da Irlanda, realiza-se de há onze anos e leva as celebrações do Dia de São Patrício, padroeiro do País, a todos os cantos do mundo, sugerindo que símbolos de importância turística e histórica se iluminem de verde, uma das cores da bandeira da Irlanda.

De norte a sul do país serão 10 os monumento portugueses que irão associar-se à data, tão importante para os irlandeses. São eles: a estátua de D. José I, em Lisboa, o Cristo Rei, em Almada, Museu Condes de Castro Guimarães, em Cascais, Câmara Municipal de Cascais, o Castelo de Marvão, o Aeroporto Internacional de Faro, a Torre dos Clérigos, na cidade do Porto,  o Santuário do Bom Jesus, em Braga, o Castelo de Bragança e a Ponte Pedonal Metálica sobre o Douro no Peso da Régua. Portugal alcança assim um número recorde de monumentos a iluminar-se de verde como parte da iniciativa global para celebrar o Dia Nacional da Irlanda.

“Com a colaboração do Tourism Ireland e do gabinete do Turismo de Portugal em Dublin, é com muita satisfação que alcançamos este ano um novo recorde, iluminando de verde diversos locais e monumentos de Norte a Sul de Portugal, até à noite de 17 de março.””, afirma o Embaixador da Irlanda em Portugal, Ralph Victory. 

“Embora a atual situação de saúde pública não permita que celebremos o nosso Dia Nacional em pessoa, a Embaixada da Irlanda em Lisboa oferece os “Greenings” como um sinal de esperança e solidariedade para com os nossos amigos portugueses neste momento difícil”, acrescenta. 

O Turismo do Porto e Norte também se associou à iniciativa uma vez que “os irlandeses são um povo amigo da região. A Irlanda está no nosso top 10 dos mercados internacionais e em 2019 registou um crescimento de dormidas de 35,6%. Este ano, mais do que nunca, estas manifestações de amizade ajudam-nos a manter bem vivos os laços que nos unem”, acentua Luís Pedro Martins, presidente do Turismo do Porto e Norte.

“É um mercado com ligações históricas a Portugal, muito particularmente ao Norte, e que vem até ao nosso destino sobretudo para viagens de city break, cruzeiros ao longo do Douro, turismo religioso, ou para percorrerem os Caminhos de Santiago”, acrescentou.

Os Greenings fazem parte de um programa mais amplo de outras atividades especiais, que decorrem ao longo da próxima semana, para comemorar o Dia de São Patrício, incluindo celebrações especiais de poesia, de cultura irlandesa, espetáculos musicais, conferências e festas online.

“Numa altura em que muitos irlandeses não podem regressar a casa, continuaremos a iluminar Portugal de verde, oferecendo à nossa diáspora um sentimento de ligação à Irlanda. Gostaríamos de convidar todos os irlandeses e portugueses amigos da Irlanda espalhados pelo país a juntarem-se a nós nesta celebração.”

A Irlanda representa um mercado de perto de cinco milhões de habitantes e já ocupava, em 2019, o oitavo lugar no ranking dos mercados que procuram Portugal para fins turísticos. Nesse ano, foi responsável por 413,7 mil hóspedes e 1,8 milhões de dormidas, registando um crescimento do número de hóspedes perto dos 16%. É, também, um importante mercado no que respeita a proveitos, com um valor total em 2019 de 702,9 milhões de euros, tendo aumentado mais de 13% comparativamente com 2018.