Este ano, o município da Póvoa de Lanhoso pretende honrar o Padroeiro S. José através de uma programação reinventada e diversificada, um pouco diferente das habituais comemorações devido aos condicionalismos atuais.

De 17 a 21 de março, a Póvoa de Lanhoso celebra o S. José. Com mais de um século de história, as Festas de S. José são o expoente da tradição popular das Terras de Lanhoso.

Este ano, o município da Póvoa de Lanhoso pretende honrar o Padroeiro S. José através de uma programação reinventada e diversificada, um pouco diferente das habituais comemorações devido aos condicionalismos atuais

Desta forma, as Festividades Concelhias da Póvoa de Lanhoso vão decorrer em formato online, nas redes sociais (FB/municipiodapovoadelanhoso).

Desta forma, no dia 17 de março, pelas 21h00, realiza-se a Conferência sobre S. José pelo Cónego Doutor José Paulo. No mesmo dia, pelas 9h00, começam as votações no âmbito do I Concurso de Música de S. José, as quais só terminam no dia seguinte, ou seja, 18 de março, às 23h59 (a música vencedora é divulgada no dia 19, às 19h00).

No dia 19 de março, o programa propõe, às 9h30, recordar a cerimónia do Hastear da Bandeira. Para as 10h30, está previsto um momento especial para miúdos e graúdos, designado “O meu pai é…”. Esta é uma das novidades destas Festas, que têm o seu ponto alto no Dia do Pai (estão marcadas edições para o dia 19, às 18h00 e 21h00). Para as 11h00, está marcada a Missa Solene, presidida por D. Nuno Almeida, Bispo Auxiliar de Braga. Segue-se, às 14h00, um vídeo para recordar o Concerto de Música Filarmónica com as duas Bandas do concelho: Banda Musical de Calvos e Banda de Música dos Bombeiros Voluntários. Às 15h00, será possível recordar a Exposição de S. José. Às 16h00, será hora de lembrar a Majestosa Procissão em Honra de S. José, seguindo-se, às 16h30, a recordação da Tarde de Folclore, com participações gravadas de: Rancho Folclórico de S. Julião de Covelas, Rancho Folclórico de Porto D`Ave – Taíde, Rancho Folclórico de Santa Maria de Verim, Rancho Folclórico da Póvoa de Lanhoso, Rancho Folclórico Maria da Fonte de Fontarcada e Rancho Folclórico de Garfe. Às 17h00, será a vez de recordar o Cortejo Histórico e Etnográfico de S. José. Às 21h30, começam as atuações de grupos populares locais.

Para dia 20 de março, está marcada a Noite da Juventude online, com atuação de artistas Povoenses, com início às 21h00.

O programa só fica completo com mais uma edição dos fins-de-semana gastronómicos, dando palco ao Cabrito à S. José e às Rochas do Pilar, nos restaurantes aderentes, em takeaway, entre os dias 19 e 21 de março.