O Dia do Pai celebra-se hoje em Portugal. Sabe como surgiu a data?
A 19 de março em Portugal, Espanha, Itália, Andorra, Bolívia e Liechtenstein. Noutras datas um pouco por todo o mundo. O Dia do Pai é uma celebração mundial, mas a sua origem é ainda uma incógnita.
Pela Internet, surgem algumas opções distintas. A primeira remete para o ano 2000 a.C. Rezam as páginas online que um menino da Babilónia chamado Elmesu escreveu, num dia 19 de março, uma mensagem para o seu pai, em que lhe desejava saúde e longevidade.
Mas há quem diga que foi nos Estados Unidos que esta celebração começou. Conhecidos por terem motivos para festejar tudo e mais alguma coisa, os norte-americanos puxam pelos galões também no Dia do Pai, defendendo que a data foi criada em 1909 pela filha de um militar.
Na altura, Sonora Luise quis homenagear o seu pai e a sua mensagem começou por inspirar outros filhos… e assim se repetiu de ano para ano até, em 1972, Richard Nixon (Presidente de então) ter oficializado o Dia dos Pais no país (mesmo que, em 1910, o governador do estado de Washington já tivesse proclamado este dia), conta o site do canal História. Nos Estados Unidos, o Dia dos Pais é celebrado no terceiro domingo de junho.
Contudo, há ainda uma terceira versão (e esta bem mais próxima). Conta o El Mundo, numa publicação feita no ano passado, que o Dia do Pai nasceu em Espanha, mais concretamente na Escola do Bairro de Belmonte em 1948.
Nessa altura, a professora Manuela Vicente Ferrero (conhecida como Nely) quis destacar os pais dos seus alunos, criando uma celebração a 19 de março que acabou por se repetir anualmente e se expandir por outros países, como é o caso de Portugal.
Por cá, o Dia do Pai coincide com o Dia de São José, santo popular da igreja católica.