A câmara de Braga não vai conceder tolerância de ponto na segunda-feira de Páscoa, ao contrário do que é “tradição no município”, porque “não se justifica”, anunciou hoje o presidente da autarquia durante a reunião do executivo.
As festividades da Páscoa em Braga têm um peso muito forte. Em virtude da situação pandémica não haverá celebrações nos moldes tradicionais pelo que não há nada que justifique a supressão da segunda-feira”, explicou Ricardo Rio, em declarações à Lusa, à margem da reunião do executivo.
O autarca referiu que “no Carnaval foi dada tolerância de ponto porque essa questão está prevista no acordo de empresa da autarquia, na Páscoa essa questão não se coloca”.
A Semana Santa de Braga, uma das épocas do ano que mais atrai turistas ao concelho, tem por tradição uma “extensa programação”, mas este ano o programa de festas é “praticamente todo” ‘online’, sem as tradicionais procissões ou celebrações religiosas em regime presencial, devido às medidas de combate à pandemia de covid-19.
A Páscoa celebra-se a 04 de abril (domingo) sendo que este ano, à semelhança de 2020, será celebrada durante a vigência do estado de emergência em virtude do combate à pandemia causada pelo novo coronavírus.
Também devido à pandemia, o calendário escolar foi alterado no final de janeiro, sendo que as férias da Páscoa terão quatro dias, com início a 29 de março e fim a 01 de abril.
Entre as medidas de desconfinamento anunciadas dia 15 de março pelo Governo está a proibição de circulação entre os 278 municípios do continente no período da Páscoa, diariamente, a partir de 26 de março a até 05 de abril.
“É proibida a circulação para fora do concelho do domicílio no período compreendido entre as 20:00 de sexta-feira e as 05:00 de segunda-feira e, diariamente, a partir do dia 26 de março, sem prejuízo das exceções previstas no artigo 11.º do decreto n.º 9/2020, de 21 de novembro, as quais são aplicáveis com as necessárias adaptações”, lê-se no diploma do Governo que regulamenta o 13º estado de emergência, promulgado a 17 de março.