A equipa treinada por José Mota recebe a Oliveirense na segunda fase da Taça da Liga, marcada para o fim de semana de 29 e 30 de julho.

O Farense apurou-se hoje para a segunda fase da Taça da Liga de futebol, ao vencer o Moreirense por 4-3 no desempate por grandes penalidades, após 90 minutos em que esteve a vencer até perto do apito final.

Saído do banco de suplentes aos 68 minutos, Rafael Barbosa cobrou o penálti que decidiu a partida entre duas equipas recém-promovidas à I Liga portuguesa, na qual Rui Costa adiantou os algarvios, aos 21, e André Luís empatou para os minhotos, aos 89, materializando a supremacia dos anfitriões na maior parte do jogo, sem sequência no desempate.

Nortenhos e algarvios apresentaram-se para o primeiro jogo oficial da época com dois reforços em cada uma das equipas titulares e equilibraram-se a meio-campo até ao minuto 18, altura em que João Camacho protagonizou o primeiro lance perigoso, ao rematar por cima no interior da área.

A equipa de Faro reagiu de imediato, com Elves Baldé a rematar de longe para defesa de Kewin Silva no minuto seguinte e Rui Costa a ‘inaugurar o marcador’ aos 21, com uma recarga certeira na sequência do disparo de Mattheus Oliveira à trave, ainda de fora da área.

Em desvantagem, os vimaranenses lançaram-se para o ataque, criaram desequilíbrios pela ala direita até ao intervalo, mas o extremo desse corredor, Kodisang, foi perdulário na hora de atirar à baliza, cabeceando por cima aos 31 minutos e acertando no poste aos 41, já depois de ter visto Gonçalo Silva intercetar um remate com potencial ‘selo’ de golo.

A equipa minhota, treinada por Rui Borges, continuou instalada no meio-campo algarvio durante a segunda parte e tentou alvejar as redes à guarda de Ricardo Velho por Camacho, aos 53, por Gonçalo Franco, aos 54, e por André Luís, aos 56, sem eficácia.

Os anfitriões atacaram sobretudo pela ala esquerda, mas o conjunto treinado por José Mota teve fôlego para anular os sucessivos cruzamentos e para ameaçar o segundo golo num contra-ataque conduzido por Marco Matias e finalizado por Cristian Ponde, ao lado, quando o ângulo de remate era já apertado.

O Moreirense circulou quase sempre a bola em redor da área contrária nos 15 minutos finais, ameaçou de novo o golo num remate de Alanzinho e num cabeceamento de Gonçalo Franco, ambos aos 80 minutos, e empatou na reta final, num golo de André Luís em resposta a um canto, que se revelou infrutífero face à maior eficácia do Farense no desempate por penáltis.

A equipa treinada por José Mota recebe a Oliveirense na segunda fase da Taça da Liga, marcada para o fim de semana de 29 e 30 de julho.