Farmacêutica norte-americana indicou à AFP que a distribuição da sua vacina contra a Covid-19 irá ser iniciada a 19 de abril, conforme já tinha apontado a Agência Europeia do Medicamento.

farmacêutica Johnson & Johnson vai começar a distribuir a sua vacina contra a Covid-19 no continente europeu a 19 de abril, segundo indicou a empresa em entrevista à AFP, esta segunda-feira.

Recorde-se que o grupo norte-americano, através da subsidiária europeia Janssen Pharmaceutica NV, desenvolveu uma vacina contra a doença Covid-19 de uma toma única, que recebeu, em março, a ‘luz verde’ da Agência Europeia do Medicamento (EMA) para começar a ser distribuída e utilizada no espaço comunitário.

A EMA já tinha apontado o início da distribuição para abril.

A vacina foi a quarta a ser aprovada pelas autoridades europeias competentes, depois dos fármacos da Pfizer-BioNTech, Moderna e AstraZeneca.

Esta vacina é a primeira de dose única, ao contrário das restantes já autorizadas, e é compatível com os “processos ‘standard’ de armazenamento e distribuição”, com a empresa a estimar que se mantenha estável por dois anos à temperatura de -20° graus e, no máximo, por três meses à temperatura de refrigeração entre 2° a 8° graus.