Cerca de 3500 vacinas contra a covid-19 ficaram inutilizáveis, esta madrugada, em Famalicão devido a uma falha de energia.

O centro de vacinação de São Cosme, Famalicão, não está, por isso a funcionar, e o Agrupamento de Centros de Saúde está, neste momento, a tentar arranjar uma solução, uma vez que as que se estragaram eram as que seriam aplicadas nesta semana. O presidente da Câmara vai pronunciar-se ainda esta manhã sobre o sucedido.

A Administração regional de Saúde informou, entretanto, que ainda está a averiguar o que aconteceu e se será possível ainda utilizar as vacinas e está em contacto com o Infarmed.

Confrontado com a falha de energia elétrica que inutilizou cerca de 3500 vacinas, o responsável da “task force” para a vacinação, Gouveia e Melo, afirmou que “conseguir fazer este processo todo sem um único erro é impossível” e que, quando estas situações acontecem, há que investigar as causas e corrigi-las. “Muitas vezes não é negligência ou dolo, é porque houve acidentes”, acrescentou.