O Pontífice invocou ainda Berlusconi como um “protagonista da vida política italiana e que desempenhou responsabilidades públicas com energia”.

O Papa Francisco enviou uma mensagem de condolências à filha do antigo primeiro-ministro Silvio Berlusconi que faleceu esta segunda-feira num hospital em Milão, aos 86 anos.

Assinada em nome do Papa, e enviada pelo Cardeal Pietro Parolin – Secretário de Estado do Vaticano – a nota invoca o Senhor para a “a paz eterna” a Sílvio Berlusconi e envia “consolação do coração para os que choram a sua partida”.

O Pontífice, citado pelo portal de notícias do Vaticano, invocou ainda Berlusconi como um “protagonista da vida política italiana e que desempenhou responsabilidades públicas com um temperamento enérgico”.

“Associo-me às condolências com uma fervorosa lembrança em oração”, assinala ainda, na nota.

Silvio Berlusconi, que morreu aos 86 anos esta segunda-feira, foi uma figura polémica, magnata dos ‘media’, conservador de direita e primeiro-ministro de Itália durante nove anos (1994-1995, 2001-2006, 2008-2011).

Foi alvo de acusações de corrupção e esteve no centro de escândalos sexuais que culminariam na sua expulsão do Senado italiano, em 2013.

Em 2022, o multimilionário regressou à ribalta política como senador e líder do partido que fundou, Força Itália, membro da coligação de direita e extrema-direita atualmente no poder, liderada pela primeira-ministra Giorgia Meloni.

Segundo a agência de notícias italiana ANSA, o funeral de Berlusconi terá lugar esta quarta-feira na catedral de Milão.