FC Famalicão garante permanência com vitória no D. Afonso Henriques
O Vitória foi derrotado em casa, por 2-1, na recepção ao Famalicão, que encerrou a 32.ª jornada da I Liga, e viu diminuir a vantagem para os mais directos perseguidores na luta pelo 6.º lugar, que garante o acesso às pré-eliminatórias da Conference League.
Com 42 pontos, o Vitória parte para as duas últimas jornadas com apenas mais dois pontos que o trio formado por Moreirense, Santa Clara e Portimonense. Até ao ponto final do campeonato, ainda defronta o Marítimo (domingo) e o Benfica (a meio da próxima semana).
No regresso à titularidade, no lugar que vinha a ser ocupado por Óscar Estupiñán, Bruno Duarte colocou o Vitória em vantagem logo aos seis minutos. O avançado não marcava desde 27 de Novembro do ano passado, no triunfo frente ao Tondela.
A vantagem da equipa comandada por Bino Maçães durou pouco tempo. O Famalicão chegou ao empate quando decorria o minuto 21, por Kraev, jogador que já na época passada tinha marcado no Estádio D. Afonso Henriques, na altura com a camisola do Gil Vicente. O segundo golo da formação comandada por Ivo Vieira, que esta noite regressou ao D. Afonso Henriques, surgiria na reta final da partida, com Heriberto Tavares a bater Bruno Varela aos 85 minutos.
Na próxima jornada, o Vitória tem o derradeiro encontro fora de portas da temporada 2021/2022. A partida com o Marítimo, da 33.ª ronda, está marcada para domingo, às 20 horas.
DUPLA FALHA JOGO COM O MARÍTIMO
André André e Ricardo Quaresma vão falhar o jogo com o Marítimo. Os dois jogadores cumpriram uma série de cartões amarelos que origina a suspensão de um jogo. São duas baixas importantes para o embate marcado para domingo.
Miguel Pinto Lisboa: “Acreditamos que vamos conseguir uma qualificação europeia”
Sem declarações de Bino Maçães no final do jogo com o Famalicão, foi Miguel Pinto Lisboa a surgir na sala de imprensa do Estádio D. Afonso Henriques. O presidente da SAD do Vitória queixou-se de uma decisão do árbitro Manuel Mota, num lance em que Rochinha terá sofrido penálti, e pediu atenção aos árbitros para a reta final.
“Estamos numa fase decisiva da época, em que as posições dos clubes serão decididas. Tivemos um jogo entre duas boas equipas, em que o resultado iria ser decidido nos pormenores. Na realidade, o resultado ficou condicionado por um pormaior aos 71 minutos. Há um lance claro na pequena área do Famalicão, em que o nosso avançado Rochinha é puxado pelo Babic. Seria um lance claro de penálti e 2.º cartão amarelo para o Babic. O facto dessa decisão não ter sido tomada pelo senhor árbitro e pelo VAR condicionou o rumo do jogo.
Vamos lutar pala nossa posição até ao fim. Acreditamos que vamos conseguir uma qualificação europeia, acreditamos nos nossos jogadores, mas esperamos que os jogos sejam decididos pelos jogadores e não por factores exógenos que condicionam o resultado final de forma definitiva”.
Declarações de Ivo Vieira, treinador do Famalicão, na sala de imprensa do Estádio D. Afonso Henriques, após o triunfo sobre o V. Guimarães (1-2), que vale ao Famalicão a garantia matemática da permanência na Liga:
«Era um jogo importante para o Famalicão e foi importante para o único objetivo que eu e o Famalicão tínhamos aquando da minha chegada. Estávamos em último, era uma tarefa difícil, e fico orgulhoso com o que os atletas fizeram, a dois jogos do fim conseguir a manutenção matemática. Tenho de agradecer ao presidente na pessoa do Miguel por apostarem em mim, é um clube que dá todas as condições de trabalho. Esta vitória é para os famalicenses, acima de tudo, que nos acompanharam sempre. Os atletas acreditaram, lutaram, passamos por dificuldades e o grande objetivo foi conseguido. Temos mais seis pontos para disputar, desde a minha chegada cá são dez jogos onde fomos a quarta equipa a somar mais pontos, o que diz bem a valia e o comportamento dos atletas. Há ali muitas equipas à mistura, vamos lutar pelos pontos, podemos ficar mais um ou dois lugares acima».
Ficha de Jogo
Jogo no Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães.
Vitória SC – Famalicão, 1-2.
Ao intervalo: 1-1.
Marcadores:
1-0, Bruno Duarte, 06 minutos.
1-1, Kraev, 21.
1-2, Heriberto, 85.
Equipas:
– Vitória SC: Bruno Varela, Jorge Fernandes, André Amaro, Sílvio (Quaresma, 80), Sacko, Pepelu, André André (Miguel Luís, 77), Rúben Lameiras (Hélder Sá, 61), André Almeida (Marcus Edwards, 61), Rochinha e Bruno Duarte (Oscar Estupiñán, 80).
(Suplentes: Jhonatan, Zié Ouattara, Abdul Mumin, Hélder Sá, Miguel Luís, Janvier, Quaresma, Marcus Edwards e Oscar Estupiñán).
Treinador: Bino Maçães.
– Famalicão: Luiz Júnior, Diogo Figueiras, Patrick William, Riccieli, Rúben Vinagre, Ugarte (Gustavo Assunção, 75), Pêpê, Kraev (Iván Jaime, 65), Ivo Rodrigues, Gil Dias (Heriberto, 75) e Alexandre Guedes (Riccieli, 88).
(Suplentes: Zlobin, Edwin Herrera, Riccieli, Neto, Gustavo Assunção, Iván Jaime, Heriberto, Fernando Valenzuela e Anderson).
Treinador: Ivo Vieira.
Árbitro: Manuel Mota (Associação de Futebol de Braga).
Ação disciplinar: cartão amarelo para Babic (35), Diogo Queirós (60), Ugarte (66), Pepelu (68), André André (69), Ivo Rodrigues (69) e Quaresma (90+2).