É “importante retirarmos as necessárias consequências em termos de saúde pública” como a testagem à população que esteve mais exposta, diz ministra

Ainda sobre a Liga dos Campeões, a ministra da Saúde afirmou ser “importante retirarmos as necessárias consequências em termos de saúde pública, fazendo a testagem que está programada neste momento nas populações que estiveram mais expostas, controlando à posteriori aqulo que são os efeitos potenciais de eventuasis contágios, em linha com que estamos a fazer neste contexto todo”.

Qual a legitimidade do Governo em não autorizar público nos estádios, depois da Champions?

“Mais do que tudo o resto, o que temos de ter consciência é que temos de ter algum controlo dos movimentos que podem suscitar risco acrescido para a transmissão. Isso é muito difícil num contexto em que se cruzam diversas forças, diversas vontades no sentido de terem expectativas face a resultados que podem ser dificilmente compatíveis”, responde Temido.

E continua: Sempre que tomamos uma decisão temos de procurar aquilo que é melhor combinação desse equilíbrio”.

À pergunta sobre se vai passar a haver público nos estádios, a ministra remete a questão para o Conselho de Ministros.

“Precisamos de apreciar cuidadosamente as regras pelas quais vamos continuar a reger-nos nos próximos tempos, Na próxima reunião do Conselho de Ministros voltaremos a rever atentamente o quadro em que nos posicionamos”, diz Marta Temido.

“Com certeza que todos os portugueses já compreenderam que há um conjunto de regras que temos de continuar a seguir e que a circunstância de outros não a cumprirem não deve ser um alibi para o que gostaríamos de fazer”, refere ainda a ministra.

Sobre atrasos no agendamento na vacinação, Marta Temido refere que o coordenador da task force clarificou “a delonga que estávam a enfrentar algumas pessoase a disponibilização de soluções que nos próximos dias irão permitir mais slots de agendamento e escoar essas pessoas”.