O 4º ano da EB de São João do Souto e o 4º ano da EB de Dume, foram as duas turmas do Concelho de Braga que participaram na fase intermunicipal das Olimpíadas da Cidadania e Património ‘+Cidadania’. A final realizou-se hoje, no Espaço Vita, com a participação das duas turmas mais bem classificadas dos Municípios de Braga, Barcelos e Esposende, num concurso que se desenvolve em 3 fases.

As Olimpíadas da Cidadania e do Património consistem num concurso pertencente à plataforma ‘+Cidadania’, destinado aos alunos do 3º e 4º anos, do Ensino Básico. O desafio de perguntas e respostas foi sobre temáticas relacionadas com o património material e imaterial do país e da região; ambiente natural; estilo de vida saudável e conhecimento geral na esfera cultural mundial.

Antino Bessa, vereador da Câmara Municipal de Braga, esteve presente na sessão e frisou a importância da competição saudável na aquisição de conhecimento. “A Plataforma ‘+Cidadania’ é exemplo de que a competição, desde que saudável, pode resultar numa eficaz transmissão de saber. O dinamismo desta pedagogia consegue captar o interesse das crianças e é uma estratégia positiva ‘agarrar’ neste facto e trabalhar os conteúdos curriculares a partir daí”, referiu, acrescentando que se trata de um projecto “já cimentado e totalmente enraizado nas nossas escolas ao ponto de conseguir envolver toda a comunidade educativa”.

O evento consistiu na realização de provas de perícia, jogos tradicionais e resposta a questionários. Cada prova teve associada uma pontuação. No final, a turma que reuniu a melhor classificação saiu vencedora da fase Intermunicipal e ficou apurada para participar na 3ª e última fase das Olimpíadas da Cidadania e do Património: a fase nacional.

“Este projecto consegue juntar alunos, professores e famílias na descoberta do património cultural e ambiental material e imaterial. É uma ferramenta digital que promove a igualdade de acesso a uma educação de qualidade e inovadora com o desiderato de combater e reduzir o abandono escolar precoce”, sublinhou Altino Bessa. 

Esta plataforma, para além de promover uma transmissão de saber equitativa (em casa ou em sala de aula), também se revela fundamental em termos pedagógicos e científicos na medida em que reúne uma série de curiosidades históricas, identitárias e culturais que, muitas vezes, podem ‘escapar’ aos mais novos. De notar que os conteúdos disponíveis nesta plataforma são promotores de saber e conhecimento sobre o território nacional, incidindo num sentimento de pertença e cidadania. De salientar ainda a importância do ‘+Cidadania’ no apoio ao estudo em registo de sala de aula e em casa, proporcionando, assim, um ambiente de aprendizagem acessível a todos os contextos.

Há seis anos que o Município de Braga coloca à disposição da comunidade educativa do concelho de Braga a plataforma digital ‘+Cidadania’.