O São João em Braga será este ano ‘Entre Portas’, com uma fusão entre o digital e o presencial, mas sem festa nas ruas, foi hoje anunciado.

Em conferência de imprensa, o presidente da Câmara de Braga, Ricardo Rio, deixou o apelo: “Celebrem o São João, mas não festejem o São João”.

O autarca sublinhou que o São João deste ano vai, por força da pandemia de covid-19, voltar a ser “confinado”, com as atividades presenciais “reduzidas ao limite” e devidamente enquadradas nas recomendações da Direção-Geral da Saúde.

“O tempo é de responsabilidade, mas não de dramatismo. A vida continua a correr. Temos de viver com regras”, referiu.

O São João de Braga vai este ano decorrer entre 18 e 24 de junho, com três concertoS dentro de portas: Augusto Canário e amigos (Altice Forum), Gala Sanjoanina com Ana Bacalhau (Theatro Circo), Daniel Pereira Cristo (Museu dos Biscainhos).

Haverá ainda o espetáculo “Banquete de David”, promovido pelo Circuito — Serviço Educativo Braga Media Arts.

Já as celebrações religiosas passarão pela novena, por uma missa campal e por uma missa na Sé.

Segundo Firmino Marques, presidente da Associação de Festas de São de Braga, o programa inclui ainda sete exposições espalhadas por outros tantos espaços da cidade e o 1.º Congresso Sanjoanino, que dará a conhecer diferentes realidades e festejos pelo país.

O responsável disse ainda que será reforçada a aposta no digital, com o lançamento de uma aplicação móvel que informará “permanentemente” sobre os festejos e que incluirá “uma espécie de semáforo” sobre as entradas para os espetáculos presenciais.

De volta está também o concurso de cascatas, no centro comercial Bragaparque.

“Se no ano passado, por força da pandemia, o São João de Braga teve de ser dentro de portas, este ano já será ‘entre portas’, com a abertura possível”, referiu.

Firmino Marques disse que a organização passou o ano a “rever, rever e rever” a programação, de acordo com o evoluir da situação pandémica e das medidas que, entretanto, foram sendo decretadas.

“Conseguimos abrir um pouco o São João, mas tudo com grande responsabilidade, porque primeiro estão as pessoas e a saúde pública”, afirmou.

A noite das rusgas de São João, por norma o ponto alto da festa, com as tradicionais marteladas e o indispensável alho porro, será este ano totalmente digital.

O concelho de Braga não avançou para o desconfinamento, face ao número de casos de infeção pelo novo coronavírus. Registou mais de 170 casos por 100 mil habitantes nos últimos 15 dias, quando, para avançar para o desconfinamento, não podia ultrapassar os 120.

Congresso sanjoanino permite reunião das festas em honra ao santo

A grande novidade do programa 2021 do São João de Braga é a concretização de uma sessão dedicada às diferentes realidades sanjoaninas. São João de Sobrado (Valongo), São João D’Arga (Caminha), Cavalhadas de São João (Viseu) e São João do Porto juntam-se ao São João de Braga para um dia de reflexão e partilha sobre as festas e romarias em honra ao santo.

A sessão, que traz a Braga várias entidades ligadas aos diversos modos de celebração do São João, terá lugar no Pequeno Auditório do Altice Forum Braga, a 19 de junho.

Música entre as portas do Altice Forum Braga, do Theatro Circo e do Museu dos Biscainhos

Augusto Canário, Ana Bacalhau, Daniel Pereira Cristo e Tiago Bettencourt são os protagonistas musicais escolhidos para o programa sanjoanino deste ano. Os quatro artistas serão responsáveis por levar o São João de Braga até ao Altice Forum Braga (Augusto Canário e Tiago Bettencourt), ao Theatro Circo e ao Museu dos Biscainhos.

O palco do Grande Auditório do Altice Forum Braga receberá o concerto de abertura e o de encerramento das sanjoaninas bracarenses, com Augusto Canário e amigos convidados na abertura das festas a 18 de junho e Tiago Bettencourt no encerramento, a 24 de junho. Os dois concertos são de entrada gratuita e os bilhetes poderão ser levantados na bilheteira física do Altice Forum Braga a partir de segunda-feira, 14 de junho.

Ana Bacalhau assumirá o protagonismo do concerto da Gala Sanjoanina, a 19 de junho, no Theatro Circo, numa iniciativa da AFSJB que pretende distinguir entidades, figuras e associações ligadas ao São João de Braga. Também o espetáculo Banquete de David, promovido pelo Circuito – Serviço Educativo Braga Media Arts, passará pelo palco do Theatro Circo. Com um custo simbólico, que reverte a favor do fundo social constituído pela AFSJB, os bilhetes para os dois espetáculos estão disponíveis com um custo de cinco euros, sendo possível adquiri-los nas bilheteiras do Theatro Circo ou em theatrocirco.com.

Já Daniel Pereira Cristo, o músico responsável pelo projeto de reinterpretação do cancioneiro sanjoanino, passará, no final da tarde de 20 de junho, pelas festas com um concerto intimista nos jardins do Museu dos Biscainhos. Com entrada gratuita, os ingressos para o espetáculo estarão disponíveis online a partir de segunda-feira.