Jovens centristas contestam a forma como o processo autárquico foi conduzido, na liderança de Altino Bessa e ainda o afastamento de Francisco Mota.

A Juventude Popular de Braga não vai integrar a coligação Juntos por Braga nas eleições autárquicas.

A decisão foi anunciada ao final da manhã num ponto de imprensa sem direito a questões.

Renata Faria, presidente da Juventude Popular abdicou do terceiro lugar da lista de candidatura do CDS-PP ao executivo municipal.

Os restantes elementos afetos à Juventude Popular também abdicaram dos seus lugares à Assembleia Municipal de Braga. No que respeita às juntas de freguesia, cada jovem centrista decide se opta ou não por aceitar eventuais convites que possam surgir das candidaturas do CDS-PP.

A estrutura da JP de Braga decidiu também que não vai integrar a campanha eleitoral da coligação Juntos por Braga.Os jovens centristas contestam a forma como o processo autárquico foi conduzido, na liderança de Altino Bessa e ainda o afastamento de Francisco Mota.

“Vive-se um ambiente de perseguição e ajuste de contas” – Renata Faria

Na declaração lida esta manhã no auditório da sede da Junta de Freguesia de S. Victor, Renata Faria afirma que depois de conhecer as decisões tomadas pelos órgãos do partido que “respeita” mas “não aceita”, a direção da JP não vai alinhar. “Não posso corroborar com estas ações que têm vindo a hipotecar o futuro do partido e que apenas irão fazer com que o CDS-PP definhe mais”, começou por justificar. 

A jovem centrista recorda que aquando do “sobressalto interno do partido” comunicou ao presidente do CDS, enquanto conselheira nacional, que apenas votaria favoravelmente a moção de confiança à sua direção “com o compromisso que no projeto político local todos o que o apoiaram no congresso faziam parte dele, como o Francisco Mota, que sempre esteve desde a primeira hora do seu lado”, diz. “Meses depois, vive-se um ambiente de perseguição e de ajuste de contas que apenas fragiliza o CDS”, denuncia.

JP não participa na campanha eleitoral da coligação Juntos por Braga

Agora, Renata Faria diz que não reúne condições para ser candidata à CMB e abdica do lugar correspondente ao terceiro lugar do CDS na lista. E vai mais longe, a JP também não vai apresentar qualquer candidato à Assembleia Municipal “nem participará na campanha eleitoral”.

Por fim, a presidente da JP de Braga diz que “na política não pode valer tudo”, sublinhando que “não são os lugares que fazem as pessoas, mas sim as pessoas que fazem os lugares”. “Como dizia Adelino Amaro da Costa, ‘devemos ser autênticos e defender aquilo em que acreditamos até às últimas consequências’, assim o fizemos”, rematou.

in “RUM”