Velocista criticou treinadores e recebeu ordem superior para deixar Tóquio, evitando o voo de regresso graças à protecção da polícia japonesa já no Aeroporto de Haneda. COI e líder da oposição pedem esclarecimentos.

A bielorrussa Krystsina Tsimanouskaya, de 24 anos, que esta segunda-feira deveria competir na prova de 200 metros, pediu protecção da polícia japonesa de forma a evitar ser enviada num voo para a Bielorrússia, numa medida que decorre das críticas da atleta aos próprios treinadores.

Tsimanouskaya explicou à agência Reuters que teve de solicitar protecção à polícia no aeroporto de Tóquio, de forma a evitar um embarque forçado. “Não regressarei à Bielorrússia”, afirmou numa mensagem enviada à Reuters, via Telegram.

Tsimanouskaya explicou que o treinador a terá visitado no quarto, da Aldeia Olímpica, ordenando-lhe que fizesse as malas, tendo sido transportada ao aeroporto por representantes da equipa olímpica da Bielorrússia.

O Comité Olímpico da Bielorrússia, que não terá respondido de imediato às questões colocadas pela Reuters, confirmaria numa declaração oficial que a decisão de afastar Tsimanouskaya dos Jogos Olímpicos era sustentada pelo parecer dos médicos, que aconselhavam a atleta a retirar-se da competição devido ao estado emocional de Tsimanouskaya.

“Julgo que estou a salvo com a polícia”, disse Tsimanouskaya, depois de um responsável da Polícia do Aeroporto de Haneda ter confirmado que esteve com a atleta olímpica da Bielorrússia no Terminal 3.

Fonte da Fundação de Solidariedade para o Desporto da Bielorrússia, organização que defende atletas detidos ou ostracizados por razões ou opiniões políticas, afirmou que Tsimanouskaya planeia pedir asilo político à Alemanha ou à Áustria, esta segunda-feira.

Belarusian sprinter says she is asking IOC for help https://t.co/laClpAjbLU pic.twitter.com/yY9hmy2vv8

— Reuters (@Reuters) August 1, 2021

Num vídeo publicado por aquela Fundação, no Telegram, Tsimanouskaya pediu o envolvimento do Comité Olímpico Internacional (COI). Um porta-voz do COI confirmou que os responsáveis estavam a par da situação e que já teriam interpelado o comité bielorrusso para pedir esclarecimentos.

Tsimanouskaya competiu nos 100m femininos na sexta-feira e deveria participar na corrida de 200m e nos 4x400m estafetas, mas alega ter sido afastada depois de ter acusado de negligência, no Instagram, os treinadores da Bielorrússia.

Tsimanouskaya queixou-se de ter sido incluída na corrida de estafetas depois de algumas atletas da equipa terem sido afastadas por não terem apresentado os testes anti-doping suficientes.

In “o Publico”