Casal alemão financia obras de beneficiação do Museu D. Diogo de Sousa

Obras realizadas com a doação de 410 mil euros de um casal alemão, radicado em Braga.

Em 2018, Marion Bühler-Brockhaus e Hans-Peter Bühler doaram importante colecção de arte.

O Museu Regional de Arqueologia D. Diogo de Sousa está a ser alvo de obras de beneficiação e requalificação graças a uma doação de 410 mil euros feita por uma casal alemão radicado em Portugal. Marion Bühler-Brockhaus e Hans-Peter Bühler, que em 2018 doaram um conjunto de peças de mármore e de mosaicos romanos, são agora os únicos financiadores da primeira empreitada de melhoria do edifício do Museu, após a sua abertura ao público em 2007.
“É uma verba excelente para aquilo a que estamos habituados”, confessou ao Correio do Minho, Isabel Silva, a directora do Museu D. Diogo de Sousa, depois de vários anos a reclamar a necessidade das obras nesta unidade cultural tutelada pela Direcção Regional de Cultura do Norte.


A doação feita pelo casal alemão permite a limpeza e pintura do edifício do Museu D. Diogo de Sousa, bem como a melhoria dos seus sistemas de segurança e iluminação, benefícios para os quais a direção nunca teve verbas necessárias no seu orçamento próprio.

Os trabalhos de requalificação do Museu Regional de Arqueologia decorrem a par da preparação da exposição da colecção doada por Marion Bühler-Brockhaus e Hans-Peter Bühler, a qual deverá ser inaugurada em meados do mês de Outubro, num momento que a direcção do Museu aproveitará para um público reconhecimento ao casal alemão.

No âmbito da comemoração do centenário da sua criação oficial do Museu, que ocorreu em 28 de março de 1918, o Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa viu o seu acervo enriquecido, em 2018, com um conjunto de peças de mármore e mosaicos romanos que integravam a colecção particular do casal alemão, as quais farão agora parte da grande exposição de Arqueologia do Mundo Clássico do Mediterrâneo.

Entre as peças doadas, destacam-se pela sua dimensão uma escultura de uma figura togada romana, a cabeça do imperador Trajano e um torso de militar em mármore.

Fazem ainda parte desta colecção um vasto número de objectos de diversas proveniências e cronologias, desde o Mundo Egípcio, Grego, Etrusco e Romano, entre outros.

in “Correio do Minho”