‘Braga – Melhor Destino Europeu de 2021’ é o tema da XVIII Edição do Concurso Municipal de Fotografia, foi hoje anunciado. Os concorrentes são desafiados a captar imagens alusivas à bimilenária cidade de Braga com as suas gentes, o seu património, as suas tradições, a sua cultura e a sua história.
Em comunicado, a autarquia explica que o tema proposto visa essencialmente destacar Braga, eleita o melhor destino europeu em 2021, uma iniciativa da ‘European Best Destinations’, organização sediada em Bruxelas que promove a cultura e o turismo na Europa e distingue, desde 2010, as cidades mais modernas e atrativas para se visitar na União Europeia.
Simultaneamente, acrescenta, visa convidar à imaginação e ao olhar peculiar dos concorrentes que poderão deixar-se inspirar nos recantos, nas particularidades, na história, na cultura, nas tradições, nos valores históricos, artísticos, culturais, religiosos e paisagísticos que distinguem a cidade de Braga como um destino de excelência, uma referência turística e o melhor destino europeu em 2021.
“Neste enquadramento cada concorrente poderá apontar a objetiva ao geral e ao pormenor, ao material e ao humano, ao exterior e ao interior, aos rituais religiosos, costumes e tradições e outros elementos relevantes desta nobre cidade de Braga e de outros lugares e recantos do concelho”, explica a Câmara.
Esta edição do concurso de fotografia decorrerá nos dias 08, 09 e 10 de Outubro e contará com o apoio da Empresa Municipal TUB, que transportará gratuitamente os concorrentes nos vários circuitos da cidade de Braga, apresentando como “bilhete” a câmara fotográfica fornecida pela Câmara de Braga.
As inscrições, limitadas a 58 concorrentes, iniciar-se-ão no dia 06 de Setembro, na Fonte do Ídolo, no horário de 2ª a 6ª feira, das 09:30 às 13:00 e das 14:00 às 17:30 e sábados das 11:00 às 17:30.
Ao primeiro prémio, corresponderá uma distinção no valor de 400 euros, a atribuir em numerário e um diploma, e a cada menção honrosa (duas) corresponderá uma distinção no valor de 200 euros, a atribuir em numerário e um diploma. Ao “Prémio Especial do Júri” corresponderá uma distinção no valor de 200 euros, a atribuir em numerário e um diploma.
O concurso, promovido pela Câmara Municipal de Braga, tem o apoio da TUB/EM e a parceria com a Koy Lab – Album Tailoring, empresa sediada em Braga e incluirá a habitual exposição pública, a inaugurar na Fonte do Ídolo, na qual estarão patentes os trabalhos premiados pelo Júri, bem como uma fotografia de cada um dos concorrentes, nos termos do regulamento do concurso.
O regulamento do Concurso está disponível no site do Município (aqui)