A Câmara e os Transportes Urbanos de Braga (TUB) voltam a promover o ‘School Bus’ no ano lectivo 2021/2022, foi hoje anunciado.

O projeto se inicia dia 15 de setembro com o objetivo de reduzir o congestionamento automóvel no perímetro das escolas da malha urbana da cidade, reduzir os níveis de sinistralidade, incentivar a autonomia e responsabilidade das crianças e a definição de espaços mais inclusivos e seguros, bem como o incremento da qualidade de vida da população.

O regulamento SchoolBus “visa apoiar a descarbonização da cidade, em zonas bem definidas da zona urbana, no que concerne à redução das emissões de poluentes e gases de efeito de estufa, bem como, a redução do congestionamento de trânsito e níveis de sinistralidade, incrementando a qualidade de vida da população”, pode ler-se no documento. Todos os alunos das seis escolas abrangidas poderão utilizar o serviço (ensino básico e secundário).

A EB2,3 Francisco Sanches, a EB 2,3 André Soares, o Conservatório de Música Calouste Gulbenkian, o Colégio D. Diogo de Sousa, o Colégio Leonardo da Vinci e o Colégio Teresiano são os estabelecimentos de ensino que este novo ano lectivo integram o programa de mobilidade escolar através do serviço SchoolBus, que resulta da parceria estabelecida entre o Município de Braga e os Transportes Urbanos de Braga (TUB).

O SchoolBus aplica-se aos alunos residentes e não residentes no concelho de Braga inscritos no 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico, que frequentem aquelas seis escolas, bem como o ensino secundário e os alunos do pré-escolar que possuam irmãos a frequentar as escolas.
Não é permitido o acesso ao SchoolBus a outros alunos.

O encarregado de educação que pretenda aderir ao projecto SchoolBus deverá proceder à inscrição do seu educando, através do preenchimento de boletim próprio.
De destacar que as inscrições são gratuitas e obrigatórias, sujeitas à capacidade instalada do serviço.

A ligação a estas escolas é feita a partir das quatro principais entradas de Braga, com interfaces na Av. Robert Smith (junto ao ‘Minho Center’), em Maximinos (junto ao ‘Continente Bom Dia’), em Tenões (na Variante do Fojo, junto à Rotunda da Força Aérea) e no Estádio Municipal de Braga. De cada interface sairão autocarros em três circuitos e horários distintos (07:45/07h50, 08:00 e 08:15/08:20).

Todas as informações sobre o serviço podem ser consultadas aqui.