O presidente da Câmara Municipal de Vieira do Minho, António Cardoso, reuniu com a restauração local  com o objetivo de preparar, mais uma edição dos fins de semana gastronómicos -“Vieira, Tradição à Mesa”.

Cientes que a crise sanitária que o mundo atravessou provocou enormes carências em todos os setores económicos, é imperativo implementar iniciativas eficientes no combate à sazonalidade, na promoção turística, gastronómica e dos produtos locais, estimulando assim a economia local.

A cozinha vieirense está profundamente marcada pelos sabores rurais e serranos, e pelo aproveitamento dos produtos endógenos que possibilitam a confeção de iguarias verdadeiramente tentadoras.
É neste espírito que os restaurantes aderentes vão abrir as suas portas, de novembro a abril, tendo à mesa alguns dos pratos mais emblemáticos de Vieira do Minho.

Os fins de semana gastronómicos arrancam no fim de semana de 13 e 14 de novembro, durante a realização  do Mercado de Outono, com as tradicionais Papas de Sarrabulho com Rojões e Castanhas, estendendo-se a iniciativa  até ao fim de semana de 23 e 24 de abril de 2022.

De referir que a cada mês está associado um prato tradicional que pode ser degustado nos restaurantes aderentes.
No fim de semana de 4 e 5 de dezembro o Arroz de Cabidela. No fim de semana de 8 e 9 de janeiro será servido o prato de Couves com Feijão Amarelo, e a 26 e 27 de fevereiro o Cozido à Portuguesa. Para o fim de semana de 12 e 13 de março está reservado o prato de Vitela da Região, terminando a iniciativa a 23 e 24 de abril com o prato de Cabrito ou Anho.