Parceria de inovação entre a Bosch e a Universidade do Minho, possibilitou o registo de mais de 70 patentes nos domínios da mobilidade do futuro.

A parceria de inovação entre a Bosch Portugal e a Universidade do Minho, iniciada em 2013, já possibilitou o registo de mais de 70 patentes nos domínios da mobilidade do futuro e da transformação digital da indústria, resultando num investimento de 165 milhões de euros. Os dados foram divulgados hoje durante o evento Next – DrivingTomorrow que decorreu no Altice Forum Braga, e que contou com a presença de Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, do primeiro-ministro, António Costa, e do ministro da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira.

Esta terceira fase da parceria de inovação nos domínios da condução autónoma e transformação digital, correspondeu ao projecto de investigação e desenvolvimento (I&D) Crossmaping The Future. Em fase de aprovação está uma nova candidatura no valor de 64 milhões, abrangendo 338 quadros qualificados.

O projecto envolveu cerca de 750 profissionais altamente qualificados da Bosch e da UMinho e resultou no desenvolvimento de soluções que dão resposta às capacidades exigidas para o futuro da mobilidade, como sensores de condição de piso para a capacidade de percepção a 360º, para a capacidade de localização e sistemas de comunicações entre veículos e infra-estruturas, entre outros.