Os possíveis rivais de Portugal no play-off de acesso ao Mundial’2022

A seleção nacional pode ter de defrontar a Itália na final do play-off, o que levaria um dos dois últimos campeões europeus a não ir ao Qatar.

Depois do dilúvio de Portugal contra a Sérvia, que ditou o empurrão da seleção nacional para o play-off de acesso ao Mundial’2022, começam agora a fazer-se as contas aos possíveis rivais do conjunto das quinas nesta fase a eliminar que contará com dois encontros (meia-final e final), onde moram 12 equipas e apenas três agarrarão o selo para o Qatar.

E já são dez as seleções que sabem que vão disputar os play-offs: Portugal, Suécia, Itália, País de Gales, República Checa, Escócia, Áustria, Rússia, Polónia e Macedónia do Norte.

Resta decidir quem será o segundo no Grupo D (Finlândia ou Ucrânia) e no Grupo G (Países Baixos, Turquia ou Noruega), em duelos de qualificação que se disputarão nesta terça-feira.

O sorteio dos emparelhamentos dos play-off terá lugar a 26 de novembro em Zurique. As seis equipas com melhor pontuação na fase de qualificação serão cabeças de série, e entre elas encontram-se Portugal e Itália. Desta forma, os pupilos de Fernando Santos não podem medir forças contra os comandados de Roberto Mancini na meia-final, mas poderiam encontrar-se numa hipotética final.

Dependendo dos 12 países que se qualifiquem para os play-offs, a regra do “choque proibido entre seleções” significaria que, por exemplo, a Ucrânia e a Rússia não poderiam ficar emparelhadas na mesma rota.