Concertação social está reunida esta terça-feira com o aumento do salário mínimo para 2022 em cima da mesa. Governo já confirmou o aumento de 40 euros que tinha sido previamente anunciado por António Costa

Na primeira reunião após o regresso dos patrões à concertação social, a agenda é dominada pelo aumento do salário mínimo nacional para 2022. Logo no arranque da reunião o Governo – representado pela ministra do Trabalho, Ana Mendes Godinho, pelo ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, e pelos secretários de Estado do Emprego, Miguel Cabrita, e dos Assuntos Fiscais, António Mendonça Mendes – avançou o que já se esperava: um aumento de 40 euros, para os 705 euros brutos mensais, apurou o Expresso junto de vários parceiros sociais presentes na reunião.

O valor não é uma surpresa. Já tinha sido avançado pelo primeiro-ministro António Costa, na altura da discussão da proposta de Orçamento do Estado para 2022 que acabou chumbada no Parlamento.

E em entrevista António Costa tinha reafirmado o valor e a intenção do Governo de avançar com este aumento apesar da dissolução da Assembleia da República. Recorde-se que a atualização anual do salário mínimo é da competência exclusiva do Governo após ouvir os parceiros sociais e não passa pelo Parlamento.