Vitória esteve em vantagem mas permitiu que o FC Porto desse a volta ao resultado. Mumim foi expulso aos 53 minutos e complicou missão dos visitantes.

FC Porto recebeu e venceu, este domingo, o Vitória SC (2-1), em jogo da 12.ª jornada da I Liga. Poucas horas depois de o Sporting bater o Tondela, os dragões não deixaram o rival na liderança isolada e também venceram.

O FC Porto até jogou mais de meia hora com mais um jogador, face à expulsão de Mumin, mas não soube aproveitar as oportunidades criadas na segunda parte.

Ainda assim, o objetivo maior foi alcançado – a vitória, leia-se – e o conjunto de Sérgio Conceição continua na liderança partilhada com o Sporting (32 pontos). Logo de seguida está o Benfica, com menos um ponto.

A primeira parte foi bastante animada. O FC Porto entrou com tudo no jogo perante um Vitória SC com várias baixas de relevo no onze titular. Os dragões conseguiam criar perigo sempre que a bola andava pelos pés de Luis Díaz e Taremi, mas uma asneira de Zaidu na grande área permitiu aos visitantes adiantarem-se no marcador.

Marcus Edwards (36′) foi chamado a converter o castigo máximo em golo e não tremeu mesmo perante a pressão dos adeptos portistas no Dragão.

Porém, a festa forasteira pouco durou. Na jogada seguinte, Luis Díaz (38′) soltou o génio no relvado do Dragão e desferiu um remate que juntou potência e colocação. Resultado? Um grande golo que restabeleceu a igualdade no marcador.

Até final da primeira parte, que acabou num ritmo frenético, o FC Porto ainda festejou um segundo golo, mas Taremi foi apanhado em fora de jogo pelo VAR e o lance acabou, posteriormente, anulado.

Na segunda parte, o FC Porto foi à procura do triunfo e o Vitória SC sofreu um duro revés. Mumin viu o segundo cartão amarelo, aos 53 minutos, e o conjunto de Pepa ficou reduzido a dez unidades durante mais de meia hora.

Os dragões aproveitaram e não precisaram assim de tanto tempo. Aos 59 minutos, Luis Díaz soltou a bola para Otávio e o internacional português assistiu Evanílson para o golo que completou a cambalhota no marcador.

O FC Porto ficou mais confortável no jogo, mas nunca conseguiu ampliar a vantagem, mesmo estando em vantagem numérica. Taremi até dispôs de um par de oportunidades, mas prolongou a seca de golos (sexto jogo consecutivo sem marcar) e os dragões venceram de forma tangencial.

Momento do jogo: O golaço de Luis Díaz, logo após o penálti convertido com sucesso por Edwards, evitou que o FC Porto ficasse numa situação muito desconfortável e bem complicada. Os craques são assim. Aparecem quando as equipas mais precisam deles.

Pepa, treinador do vitória, em declarações na sala de imprensa do Dragão, após a derrota por 2-1, em jogo da 12.ª jornada da Liga:

«Não há vitórias morais. Foi um jogo bem disputado, intenso e com oportunidades para ambas as equipas. O FC Porto fez o que fez em Liverpool. Coloca os dois alas muito subidos na pressão e condicionam o lado cego do central. O ponta de lança define a pressão e depois o Taremi fica um pouco mais por trás. Os dois médios ficam sempre de frente para o jogo. 

Após duas perdas de bola no início, entrámos no jogo e disputámo-lo olhos nos olhos. Assim o Vitória dá gosto. A resposta foi cabal. Temos de olhar para nós [em relação aos amarelos]. Cometemos faltas quando os jogadores do FC Porto estavam de costas na linha lateral. Não deveríamos ter feito esse tipo de faltas. Ficámos com menos um e o jogo tornou-se mais complicado. 

Nos dez minutos finais o FC Porto geriu muito bem a bola e já não tivemos capacidade para chegar lá. Tentámos tudo com menos um, mas quero realçar a nossa grande qualidade até à expulsão. Falo do lance da expulsão, mas o Mumin foi bem expulso. Até lá estávamos a fazer um grande jogo. 

Em termos coletivos este é o melhor FC Porto desde que o Sérgio cá está. É uma equipa muito forte com e sem bola e muito pressionante. Agride muito a profundidade e a largura, tem jogadores de grande qualidade. Vivemos 15 dias complicados. Às vezes, fruto do azar, aparecem outros jogadores. Hoje entrámos com sete jogadores com menos de 23 anos. São o futuro, mas também o presente. Dá gosto ver os miúdos em campo com esta qualidade e inteligência.

Sérgio Conceição, treinador do FC Porto, em declarações na sala de imprensa do Dragão, após o triunfo frente ao Vitória por 2-1, em jogo da 12.ª jornada da Liga:

«Houve um bom remate do Rochinha e nós tivemos três ou quatro ocasiões para marcar. O que produzimos ofensivamente é muito e chegamos à baliza adversária de diversas formas. Às vezes não somos eficazes. A equipa sabe o que tem de fazer, chegou ao empate e depois ao 2-1. Entretanto o golo foi anulado por centímetros.

Entrámos na segunda parte à procura de alterar um resultado que era injusto, na minha opinião. Admito que o Vitória esteve desinibido e tentou jogar. Não fiquei satisfeito com a nossa reação à perda na primeira parte.

Chegámos ao 2-1 com tranquilidade e tivemos cinco ou seis oportunidades claras na segunda parte. Produzimos muito para aquilo que foi o resultado final. Nunca houve intranquilidade da nossa equipa. Sabemos o que produzimos no jogo. Temos confiança no nosso trabalho e na nossa qualidade. Não é excesso de confiança.

Os jogadores sentem que produzimos muito, mas não estamos a ser tão eficazes. Se calhar no último jogo os jogadores deveriam ter sido mais egoístas e hoje deveriam ter sido mais altruístas. Isso faz parte da confusão momentânea que estão a passar. 

Gostei da forma como continuámos a produzir ofensivamente e não gostei tanto do equilíbrio defensivo que esteve relacionado com a reação à perda. O Vitória conseguiu sair com perigo. Tem jogadores com capacidade e qualidade para o fazer. Não estivemos tão bem nesse aspeto, mas no geral fizemos um bom jogo.»

[Pepa disse que este era o melhor FC Porto desde que o Sérgio chegou]: «É a opinião dele. Já falei sobre isso. A equipa está muito bem neste período, mas isso não me diz nada. Nesta casa festejamos títulos. As vitórias são importantes para isso. A boa dinâmica da equipa serve para ganhar jogos e dar os títulos que tanto gostamos de festejar.»

Equipas iniciais

FC Porto: Diogo Costa; João Mário, Fábio Cardoso, Mbemba, Zaidu; Uribe, Sérgio Oliveia, Otávio, Luis Díaz; Taremi e Evanilson.

Vitória SC: Bruno Varela; João Ferreira, Mumin, André Amaro, Rafa Soares; Handel, André Almeida, Janvier; Marcus Edwards, Rochinha e Bruno Duarte.