A campanha de vacinação arranca a 15 de dezembro.

Espanha aprovou, esta terça-feira, a vacinação contra a Covid-19 de crianças dos 5 aos 11 anos, que deverá arrancar a 15 de dezembro.

A decisão foi tomada pela Comissão de Saúde Pública espanhola, após a vacina da Pfizer ter sido validada para essa faixa etária pela Agência Europeia de Medicamentos (EMA) e de ter recebido luz verde do grupo de técnicos que aconselha as autoridades de saúde espanholas.

As primeiras doses deverão ser entregues a 13 de dezembro e, depois, distribuídas pelas comunidades, pelo que o processo deverá ter início dois dias depois.

O ministério da Saúde espanhol espera receber 3,2 milhões de vacinas entre este mês e o próximo, o que daria para inocular a primeira dose a praticamente todas as crianças espanholas entre os 5 e os 11 anos (3,3 milhões). 

A segunda dose será administrada oito semanas depois da primeira.

As crianças abaixo dos 12 anos são as únicas que ainda não tinham sido incluídas na campanha de vacinação contra a Covid-19 e esta é também a faixa etária que apresenta, atualmente, a maior taxa de incidência: em Espanha, são 412 casos por 100.000 habitantes, quase o dobro da média do país (248) e mais do triplo da incidência em adolescentes (133).

Esse é um dos principais motivos pelos quais os peritos e as autoridades de saúde espanholas decidiram aprovar a vacinação nesta faixa etária.