Eis a ordem pela qual os partidos vão surgir no boletim do seu distrito

Sorteio foi hoje conhecido e já revelado no site da Comissão Nacional de Eleições. Portugal vai às urnas em eleições legislativas antecipadas em 30 de janeiro de 2022.

Ficou esta quinta-feira a ser conhecida a ordem em que os partidos políticos a votos nas eleições legislativas antecipadas do dia 30 de janeiro de 2022 irão aparecer nos respetivos boletins de cada distrito e das Regiões Autónomas – assim como nos círculos da Europa e Fora da Europa. A informação foi já publicada no site da Comissão Nacional de Eleições (CNE). 

Assim, poderá já saber como será a disposição das forças partidárias no boletim onde irá colocar a cruz para escolher a composição da Assembleia da República na próxima legislatura. 

Recorde-se que nem em todos os distritos o número de partidos a concorrerem será o mesmo. Lisboa é o círculo eleitoral em que mais forças se candidatam: num total de 21. Seguem-se Porto e Setúbal, com 20, cada. O círculo eleitoral com menos candidatos é o de Bragança, com 14.

Em Lisboa, o maior círculo do país, que elege 48 dos 230 parlamentares da Assembleia da República, os boletins de voto serão encabeçados pelo LIVRE – que em 6 de outubro de 2019 elegeu Joacine Katar Moreira – e terminam com o Chega! – que elegeu André Ventura. 

Nas eleições legislativas de 2019, também se apresentaram a urnas 21 forças políticas, um número recorde de partidos na altura. Em 2015, foram 16 as forças políticas a votos nas eleições legislativas, mas apenas 12 – dez partidos e duas coligações – concorreram aos 22 círculos eleitorais, enquanto em 2011 esse número tinha sido de 17 forças políticas, das quais dez em todos os círculos eleitorais.

Clique aqui para ficar a conhecer qual a ordem em que as forças políticas irão surgir no seu boletim de voto em 30 de janeiro.