O Sporting de Braga goleou hoje em Arouca por 6-0, na 16.ª jornada da I Liga de futebol, triunfo que possibilitou aos bracarenses fecharem o ano destacados no quarto lugar e marcado por ‘hat-trick’ de Vítor Oliveirae “Bis” do miúdo Roger

De regresso às opções de Carlos Carvalhal após dois jogos de ausência por lesão, Vítor Oliveira fez três golos em menos de meia hora, aos cinco, 12 e 26 minutos, lançando os ‘arsenalistas’ para uma grande exibição, que contou ainda com um golo de Yuri Medeiros (71), de grande penalidade, e um ‘bis’ do miúdo Roger (75 e 80).

Os bracarenses abriram o marcador no primeiro lance de perigo do encontro, graças a um desvio fortuito de Vítor Oliveira a um remate torto de Yan Couto, e poderiam ter aumentado pouco depois, quando Miguel Falé ganhou na disputa a Basso, mas, na ‘cara’ de Victor Braga, permitiu a defesa do ‘guardião’.

No entanto, o segundo golo surgiu segundos depois, num cruzamento de Iuri Medeiros para a cabeça de Miguel Falé, Victor Braga ainda fez uma grande defesa, só que Vítor Carvalho estava no sítio certo para ‘encostar’.

A formação de Armando Evangelista tinha dificuldades em segurar o esférico e chegar ao último terço, num meio campo improvisado sem os titulares Leandro Silva e Kouassi, enquanto a fluidez ofensiva do Sporting de Braga criava problemas à defensiva arouquense.

Ainda antes da meia hora, uma ‘tabela’ entre Al Musrati e Iuri Medeiros desbloqueou o ‘miolo’, o extremo lançou Vítor Oliveira na área, que, descaído pela direita, atirou forte e rasteiro para assinar o ‘hat-trick’.

Só aos 40 minutos o Arouca criou um lance de perigo, num livre a 30 metros da baliza, em que o ‘disparo’ de André Silva saiu ligeiramente ao lado.

Ao intervalo, Armando Evangelista mudou a formação, com as entradas de Abdoulaye e Tiago Araújo, optando por uma linha de três centrais, e a entrada do jovem português quase surtiu efeito imediato, ao tirar um cruzamento ‘teleguiado’ para a cabeça de Bukia, mas o congolês não acertou no alvo.

Ainda no jogo dos bancos, Carlos Carvalhal tirou o ‘amarelado’ Yan Couto e o estreante Miguel Falé, lançando o jovem Roger e Dinis Pinto, que também fez a sua estreia.

Depois de consultar o monitor, aconselhado pelo videoárbitro Gustavo Correia, Manuel Oliveira assinalou uma grande penalidade a castigar falta de Basso sobre Vítor Oliveira. Chamado a converter, Iuri Medeiros ‘carimbou’ o quinto golo no campeonato.

O extremo açoriano não ficou por aí e, pouco depois, tirou dois adversários da frente na grande área e serviu Roger para o primeiro golo na Liga, mas o miúdo de 16 anos ainda tinha mais na bagagem e, cinco minutos depois, intercetou uma bola no último terço, ‘arrancou’ isolado e, perante Victor Braga, fez o ‘bis’.

O Sporting de Braga reforçou o seu quarto lugar, somando agora 31 pontos, mais seis do que o Estoril Praia, quinto.

O treinador do Sp. Braga, Carlos Carvalhal, em declarações no final da vitória frente ao Arouca (6-0), em jogo da 16.ª jornada da Liga:

[Fechar o ano com goleada] «Na palestra fiz um resumo do que fizemos em 2021, um ano memorável para o Sp. Braga. Disputámos três finais e vencemos uma Taça de Portugal, o troféu mais importante do clube juntamente com as de 2016 e 1966. E isto no ano do centenário. O clube criou mais-valias importantes com a venda de jogadores, o que é importante para a sua sustentabilidade. Uma das coisas que me foi pedida pelo presidente foi que olhasse para a formação, até pelo investimento grande que foi feito. A face mais visível dessa aposta foi hoje, mas isto não é de hoje. No ano passado, num contexto muito difícil, a lutar em todas as frentes, o plantel era mais sénior e o espaço para os jovens não foi tão aberto. Mas mesmo assim consolidámos o Moura, que se veio a lesionar, o Bruno Rodrigues jogou várias vezes e o Vitinha também jogou no ano passado. Chegámos ao final da época com sete estreias. Este ano, desde o início que olhamos para a formação até pelo plantel que temos, estruturado no sentido de abrir janelas de oportunidade aos miúdos. Têm aparecido mais miúdos a jogar, uns que têm treinado connosco, outros por necessidade, pelas ausências, mas são jogadores que temos debaixo de olho. Temos o exemplo do Falé, de 17 anos, que colheu vantagem por a equipa sub-23 jogar num sistema muito idêntico ao nosso. Na ausência do Ricardo Horta, não tivemos dúvidas e fez um jogo muitíssimo bom. O ano de 2021 foi memorável, teria de terminar assim. Vamos tentar fazer um bom ano em 2022, fazer crescer os miúdos e a equipa.

[Vitinha] Tem feito o seu trabalho. Conquistou o seu espaço naturalmente. É um jogador de elevada capacidade de trabalho, excelente finalizador e bastante robusto. É diferente dos outros dois avançados que temos. Abre muito espaço entre linhas para os nossos jogadores poderes usufruir. O Ricardo Horta tem aproveitado isso muito bem. Estamos satisfeitos com ele.

O treinador do Arouca, Armando Evangelista, em declarações no final da derrota frente ao Sp. Braga (6-0), em jogo da 16.ª jornada da Liga:

[Jogo] «Não há muito a comentar, os números falam por si. No entanto, a diferença que existe entre o Sp. Braga e o Arouca não é tão dilatada quanto o resultado possa demonstrar. Estando a jogar em casa, estamos a assumir muito a responsabilidade de ter de fazer pontos. Ficámos muito intranquilos pelo primeiro golo, até pela forma como ele aconteceu. Sentimos muito esse golo e não tivemos a lucidez para dar a volta. Deixámos de ter capacidade de controlar a largura que o Sp. Braga tem no seu jogo, pelo Yan Couto e o Moura.

Estou triste porque este grupo de jogadores não merece isto. Eles têm sido uns campeões. Têm trabalhado de forma muito séria, mereciam outro tipo de resultado, sabendo de antemão das diferenças existentes entre as duas equipas. A vida é mesmo assim. Sabemos que temos uma tarefa muito difícil pela frente. Vamos ter percalços, mas temos de ter capacidade para nos levantarmos. O grupo tem caráter para isso e para dar uma resposta à altura já no próximo jogo.

Veja aqui os seis golos da goleada do SC Braga:

Ficha de Jogo

Jogo realizado no Estádio Municipal de Arouca, Aveiro.

Arouca – SC Braga: 0-6.

Ao intervalo: 0-3.

Marcadores:

0-1, Vítor Oliveira, 05 minutos.

0-2, Vítor Oliveira, 12.

0-3, Vítor Oliveira, 26.

0-4, Yuri Medeiros, 71.

0-5, Roger, 75.

0-6, Roger, 80.

Equipas:

– Arouca: Victor Braga, Thales, Basso, Campi (Abdoulaye, 46), Mateus Quaresma, Pedro Moreira (Omri Altman, 75), Eugeni (Tiago Araújo, 46), Bukia, Pité, Arsénio (Antony, 86) e André Silva (Odday Dabbagh, 75).

(Suplentes: Zubas, Abdoulaye, Joel Ferreira, Tiago Araújo, Or Dasa, Omri Altman, Adílio, Antony e Odday Dabbagh).

Treinador: Armando Evangelista.

– SC Braga: Matheus, Yan Couto (Dinis Pinto, 62), Bruno Rodrigues, Paulo Oliveira, Diogo Leite (Tormena, 76), Francisco Moura, Al Musrati, Lucas Mineiro, Yuri Medeiros (Schurrle, 82), Vítor Oliveira (Mario González, 76) e Miguel Falé (Roger, 62).

(Suplentes: Tiago Sá, Tormena, Dinis Pinto, Kodisang, Mario González, Buta, Schurrle, Gorby, Dinis Pinto e Roger).

Treinador: Carlos Carvalhal.

Árbitro: Manuel Oliveira (AF Porto).

Ação disciplinar: cartão amarelo para Eugeni (09), Yan Couto (54) e Lucas Mineiro (72).

Assistência: 622 espetadores.