Gilistas começaram a vencer, mas estiveram perto de ceder um empate. Vitória por 3-2 para a equipa da casa.

Gil Vicente recebeu e venceu o Vitória SC nesta segunda-feira por 3-2. A equipa de Ricardo Soares começou a partida em modo rolo compressor com um ‘bis’ de Fran Navarro, mas acabou a sofrer.

O espanhol abriu o marcador da partida aos 23 minutos do jogo. Já na segunda parte, o ponta de lança dos gilistas ampliou a vantagem para 2-0. Pepa promoveu uma série de alterações, mas foi a equipa da casa a marcar uma vez mais. Leautey fez o 3-0 e tudo levava a crer que o resultado estava arrumado.

No entanto, o Vitória SC reduziu aos 79 minutos num contra-ataque por Nélson da Luz, que entrou na segunda parte. Marcus Edwards, que também tinha sido lançado na mesma altura, fez o 3-2 de grande penalidade e deu esperanças aos adeptos vitorianos. No entanto, o inglês passou de possível herói a vilão, vendo o segundo cartão amarelo e respetivo vermelho já em tempo de compensação. 

Com esta vitória, o Gil Vicente confirma o bom momento e chega aos lugares da Liga Conferência com 26 pontos, mais um que o Estoril. O Vitória SC afasta-se desse mesmo posto, estando agora no oitavo lugar a I Liga com os mesmos 23 pontos que já tinha.

O Vitória de Guimarães, que somou o terceiro jogo consecutivo sem ganhar na I Liga, apresentou-se muito limitado nas opções de ataque, sem Rochinha (castigado), nem Óscar Estupinan e Bruno Duarte, ambos infetados com o coronavírus, tendo cabido ao habitualmente médio André Almeida o papel de jogador mais avançado da equipa.

Declarações do treinador do V. Guimarães, Pepa, na sala de imprensa do Estádio Cidade de Barcelos, após a derrota diante do Gil Vicente (3-2):

«[O que falhou?] Correu tudo mal. Procurámos pouco a profundidade, fomos muito passivos e perdemos muitos duelos. Mesmo sem ponta de lança, estávamos confiantes, entramos bem, mas depois estávamos a procurar no pé e sem atacar a profundidade. O Gil fez um grande jogo, foi superior a nós. Conseguimos fazer muito mais e temos de o fazer. A reflexão tem de ser profunda. Não estamos a conseguir fazer o ‘transfer’ do treino para o jogo, isso está identificado.

[Expulsão de Edwards] Um jogador está de costas, com pressão e metemo-nos a jeito. Isso aconteceu com frequência, tínhamos de ser muito mais objetivos e práticos. Temos sido muito inconstantes. A segunda volta tem de ser muito mais forte.

Declarações do treinador do Gil Vicente, Ricardo Soares, na sala de imprensa do Estádio Cidade de Barcelos, após a vitória frente ao V. Guimarães (3-2):

«[Orgulho no crescimento da equipa] O orgulho é da dimensão da capacidade dos meus jogadores. É um orgulho enorme trabalhar com estes rapazes. Entramos muito bem, sabíamos que era um Vitória ferido a querer voltar às vitórias. Poderíamos e deveríamos ter feito muitos mais golos. Foi um grande jogo de futebol, principalmente da minha equipa. Resultado enganador, já era injusto na primeira parte. O Vitória foi extremamente eficaz, ao contrário de nós, devíamos ter feito cinco seis [golos], sem exagero.

[Houve deslumbramento nos minutos em que sofreu os golos?] Não. Não houve deslumbramento, é futebol. Esta equipa ainda precisa de crescer aqui ou ali, tem tido um crescimento muito grande, cada vez percebe mais os momentos de jogo, mas nesse momento não fomos tão fortes. Apoiados por uma massa adepta que não para de apoiar mais a qualidade individual relançam o jogo. Os campeões também sofrem.

Quaresma enfrenta adeptos do Vitória SC após derrota, a acaba aplaudido.

Ricardo Quaresma, deu a cara pelo seus colegas após o desaire com o Gil Vicente.

Jogadores do Vitória SC, alinharam-se em frente aos adeptos, ouviram a contestação que vinha das bancadas, onde centenas de vitorianos mostraram a insatisfação perante a derrota.

Veja aqui os melhores momentos da partida desta noite:

Ficha de jogo

Estádio Cidade de Barcelos.

Gil Vicente – Vitória SC, 3-2.

Ao intervalo: 1-0.

Marcadores:

1-0, Fran Navarro, 23 minutos.

2-0, Fran Navarro, 53.

3-0, Leautey, 75.

3-1, Nélson da Luz, 79.

3-2, Marcus Edwards, 87 (grande penalidade).

Equipas:

– Gil Vicente: Frelih, Zé Carlos, Lucas, Rúben Fernandes, Talocha, Vítor Carvalho (Abujarnia, 79), Pedrinho (Hackman, 89), Fujimoto (Matheus Bueno, 79), Murilo (Leautey, 67), Samuel Lino e Fran Navarro (Élder Santana, 89).

(Suplentes: Andrew, Diogo, Hackman, Aburjania, Leautey, Bilel, Matheus Bueno, Calero e Elder Santana).

Treinador: Ricardo Soares.

– Vitória SC: Bruno Varela, João Ferreira, Borevkovic, Jorge Fernandes, Rafa Soares, André André (Nicolas Janvier, 58), Handel (Gui, 73), Tiago Silva (Marcus Edwards, 58), Quaresma (Nélson da Luz, 58), Rúben Lameiras e André Almeida (Luís Esteves, 86).

(Suplentes: Trmal, André Amaro, Sílvio, Hélder Sá, Gui, Luís Esteves, Nicolas Janvier, Nélson da Luz e Marcus Edwards).

Treinador: Pepa.

Árbitro: Manuel Oliveira (Porto).

Ação disciplinar: cartão amarelo para André André (25), Fran Navarro (32), Tiago Silva (32), Marcus Edwards (63 e 90+1), Borevkovic (72). Cartão vermelho por acumulação de cartões amarelos para Marcus Edwards (90+1).

Assistência: 3.348 espetadores.