Museus de Braga de “portas abertas” com visitas guiadas, actividades pedagógicas e exposições

Celebra-se esta Quarta-feira, 18 de Maio o Dia Internacional dos Museus. Em Braga, a data será assinalada com entradas livres, visitas guiadas, actividades pedagógicas para os mais novos e exposições.

Fonte do Ídolo e as Termas Romanas do Alto da Cividade terão entrada livre entre as 9h30 e as 13h00, as 14h00 e as 17h30. A Domus da Escola Velha da Sé estará também com entrada livre entre as 9h30 e as 12h30, as 14h30 e as 17h00.

No Museu D. Diogo de Sousa irá decorrer uma visita guiada à exposição permanente entre 10h30 e as 15h00. Pelas 14h30, será realizada uma visita guiada ao Laboratório de Conservação e Restauro. electrónico mdds.servicoeducativo@culturanorte.gov.pt.

Para os mais novos também não faltarão actividades com diversas oficinas de expressão plástica e artes visuais e ainda a exposição de trabalhos “Viajar no Museu” dos alunos da Escola EB1 da Sé no âmbito das comemorações do dia Mundial do Teatro.

Museu Nogueira da Silva, localizado na Avenida Central, irá promover o acesso livre para visitas ao museu, jardim e exposições.

As exposições patentes a visitar são as seguintes: “In Transit” de Luís Silva Carvalho, Galeria da Universidade; Ingrid Less, Galeria do Jardim; “Index 2022”, 1.ª Bienal de Arte e Tecnologia, Dele Adeyemo, Ibiye Camp & Dámaso Randulfe with alumni-in-residence Alexa Szekeres & Remi Kuforiji, Demonic Strata e “CarHavana”, fotos de Fernando Coelho, Cafetaria Jardim do Chá.

Os horários de visita são das 10h00 às 12h00 e das 14h00 às 17h00.

No Mosteiro de Tibães irão decorrer visitas guiadas para o público em geral às 11h00 e às 15h00 e uma visita específica “O Poder dos Museus e a Biodiversidade” para crianças do Jardim de Infância de Padim da Graça, pelas 10h00.

A comemoração do Dia Internacional dos Museus no Museu dos Biscainhos começou já no passado dia 12 de Maio, com a inauguração da exposição “La [Re]constitución de los Andes”, de Carlos Sfeir Vottero.

No Sábado, 14 de Maio, foi inaugurada a mostra “Mártires em nome da Fé”. E na Quarta-feira, 18 de Maio irá decorrer, pelas 18h00, uma visita guiada sob o tema “O Poder dos Museus”. A entrada é gratuita mediante inscrição previa através do email mbiscainhos.se@culturanorte.gov.pt.

O Dia Internacional dos Museus foi criado em 1977 pelo ICOM – Conselho Internacional de Museus, no sentido de promover, junto da sociedade, uma reflexão sobre o papel dos museus no seu desenvolvimento. Este ano, o ICOM Internacional apresenta como tema “O Poder dos Museus” com o objectivo de explorar o potencial destas estruturas para produzir mudanças positivas nas comunidades.