“Proteção e Segurança” marcam arranque de campanha eleitoral em Braga

A candidatura do PSD do Distrito de Braga, no âmbito das visitas temáticas por Município, dedicou o arranque da campanha eleitoral a questões associadas à “Proteção e Segurança” no Município e Distrito. Num périplo pelas estruturas com âmbito Distrital, no qual se registou um conjunto de visitas nos Serviços Distritais de Protecção Civil, Comando Distrital da PSP, Bombeiros Sapadores de Braga, Serviço Municipal de Protecção Civil, Bombeiros Voluntários de Braga, terminando na Unidade Local de Protecção Civil de Pedralva. Esta iniciativa contou com a participação do cabeça de Lista do PSD, André Coelho de Lima, com a participação do Bracarense Firmino Marques, número dois da candidatura, e de dirigentes Concelhios do PSD, com destaque para o seu Presidente, João Granja.

Com uma notável revolução de meios e a renovada localização do Comando Operacional e Operações de Socorro do CDOS (Centro Distrital de Operações de Socorro do Distrito) de Braga, a delegação do PSD registou todo o trabalho e objectivos desta importante estrutura Distrital, constatando todo o contributo das instituições que garantem a Protecção e Socorro no Distrito de Braga.

As necessidades materiais e o reforço de meios humanos foram questões identificadas e transversais a todas as instituições visitadas. Nota para o reforço municipal nesta área, com a melhoria das instalações da bicentenária Companhia dos Bombeiros Sapadores de Braga e do funcionamento da Divisão de Protecção Municipal, uma unidade que a história ligará Firmino Marques a esta estrutura Municipal, hoje com 15 colaboradores a darem um forte contributo à Protecção e Segurança no Concelho de Braga. O fecho destas visitas, na Unidade Local de Protecção Civil de Pedralva, serviu para elogiar a criação desta Unidade que tem seis voluntários e uma viatura equipada de primeira resposta. De enaltecer ainda o desempenho da autarquia local de Pedralva e da sua Presidente, Maria José Borges, um exemplo a ser seguido pela disponibilidade, altruísmo e defesa local de pessoas e bens. Na ocasião, Firmino Marques renovou a sua disponibilidade para ajudar a promover o papel do Estado na valorização deste serviço e deste voluntariado que cada vez mais é escasso no nosso País.

Já a visita aos Bombeiros Voluntários de Braga serviu para registar o apreço pela dedicação desta Associação Humanitária, que ao longo de mais de 140 anos tem deixado a sua marca na Cidade e no Concelho, de intervenção e prontidão para as responder às questões do socorro e que vê agora, finalmente, abrir-se a concretização de construção do novo Quartel, tarefa em que todos os Bracarenses se devem envolver. A presença de um elevado número de Dirigentes e do Presidente da Direcção dos BV de Braga 2021, o Capitão António Ferreira, serviu de mote para uma interessante troca de informações e compromissos de melhor poder ajudar no futuro esta importante Instituição Humanitária Bracarense.