Projeto desenvolvido em parceria com a Câmara Municipal de Guimarães, a Associação de Psicologia da Universidade do Minho e o Centro de Investigação em Psicologia da Universidade do Minho.
O projeto “CoAction Against Covid-19”, do Prochild CoLAB, de Guimarães, foi distinguido com o segundo lugar do Prémio AGIR da REN, este ano dedicado à Inovação Social na resposta à Covid-19. Este projeto promove, em tempo de pandemia, o bem-estar e a saúde mental de crianças e famílias do Município de Guimarães. Em primeiro lugar ficou o projeto “SPEAK” da Share Your World, de Leiria, que desenvolveu uma plataforma que ajuda a resolver o problema da exclusão social de migrantes e refugiados através da aprendizagem de uma língua e da criação de uma rede informal de apoio social. A Escola Profissional de Aveiro, com a integração de alunos provenientes de um contexto problemático numa “Equipa de Socorro”, conquistou o terceiro lugar.
Promover o bem-estar e a saúde mental das crianças e das suas famílias em tempo de pandemia através de um rastreio online, avaliação e intervenção psicológica, é o objetivo do projeto “CoAction Against Covid-19” do ProChild CoLAB, em parceria com a Câmara Municipal de Guimarães, a Associação de Psicologia da Universidade do Minho e o Centro de Investigação em Psicologia da Universidade do Minho, e que é o segundo classificado do Prémio AGIR 2021. Tendo como alvo as crianças entre os 3 e os 10 anos de idade do Município de Guimarães (cerca de 6.000 crianças), o projeto arrancou já em tempo de pandemia, estando a decorrer a segunda edição.
Através da colaboração do encarregado de educação de cada aluno, é preenchido um conjunto de questionários que permite identificar crianças a necessitar de eventual intervenção psicológica. Esta intervenção, especializada, gratuita e individualizada, é assegurada por psicólogos da Associação de Psicologia da Universidade do Minho, tendo uma duração de cerca de dois meses, podendo ser prolongada em caso de necessidade.
Na primeira edição, iniciada em fevereiro de 2021, 1098 crianças foram rastreadas, tendo sido detetadas 220 com sinais indicativos de problemas de saúde mental. Na segunda edição, que decorre ao longo do atual ano letivo 2021-2022, o projeto irá apostar também em algumas ações de proximidade para conseguir chegar a crianças e famílias em situações de maior vulnerabilidade social. Aliás, o Prémio AGIR irá servir precisamente para reforçar os recursos humanos e materiais fundamentais para a execução do projeto.
“Para além do orgulho e honra que é, para o ProChild CoLAB e parceiros, receber o Prémio AGIR 2021 da REN, este é absolutamente fundamental para que possamos disponibilizar, por mais um ano letivo, uma resposta comunitária pioneira em Portugal que previne e mitiga os problemas de saúde mental infantil originados ou exacerbados pela pandemia Covid-19, contribuindo para o bem-estar e resiliência de crianças e respetivas famílias a curto e a longo prazo”, explica Marlene Sousa, investigadora do ProChild CoLAB que coordena o “CoAction Against Covid-19”.
A REN já definiu o tema da próxima edição do Prémio AGIR, com o contributo dos seus colaboradores: Promoção do meio ambiente, biodiversidade e combate às alterações climáticas. Numa altura em que se conhecem, dia a dia, consequências do atual estilo de vida coletivo no ambiente, é urgente encontrar soluções para reverter o atual estado do planeta. O Prémio AGIR visa dar apoio a projetos de associações, empresas e organizações com fins não lucrativos para que possam continuar a desempenhar o seu trabalho em prol do ambiente, da promoção da biodiversidade e do combate às alterações climáticas, não só através do eventual apoio monetário, mas também conferindo uma visibilidade que poderá ser muito útil na recolha de mais apoios.
Sobre o Prémio Agir:
O Prémio AGIR enquadra-se na política de envolvimento com a Comunidade e Inovação Social da REN. Anualmente, o Prémio AGIR seleciona uma área de intervenção social e distingue três projetos. As últimas edições foram dedicadas aos temas “Promoção do emprego e integração profissional de pessoas em situação de vulnerabilidade” (2020), “Promoção do Sucesso Escolar e Combate ao Abandono Escolar” (2019), “Preservação do património natural” (2018); “Inserção Laboral de Pessoas com Deficiência” (2017); “Combate à Pobreza e Exclusão Social” (2016); “Envelhecimento Ativo” (2015) e “Criação de Emprego” (2014).
A seleção dos três melhores projetos é da responsabilidade da REN, em parceria com a STONE SOUP, que acompanha e monitoriza a utilização dos fundos doados a cada projeto apoiado, efetuando também a avaliação do impacto social real do apoio atribuído. Ao primeiro classificado é concedido um valor monetário de trinta mil euros, ao segundo quinze mil euros e ao terceiro cinco mil euros.