O Vitória de Guimarães ascendeu hoje ao sexto lugar da I Liga portuguesa de futebol, ao vencer em casa o Estoril Praia por 3-1, com reviravolta, em encontro da 19.ª jornada.
Estádio D. Afonso Henriques serviu de palco, este domingo, para o duelo entre Vitória SC e GD Estoril Praia. O jogo referente à jornada 19 da Liga Bwin terminou com a vitória dos homens da casa por 3-1.
A primeira oportunidade surgiu para o lado visitante. Logo aos seis minutos, Baró encontrou Xavier solto de marcação na área vitoriana e o avançado português rematou para defesa apertada de Trmal. Contudo, os vimaranenses não se deixaram afetar e apenas dois minutos depois, Rúben Lameiras colocou o guardião estorilista à prova, com um remate de fora da área.
O Vitória SC assumiu o controlo do jogo e, aos 22 minutos, esteve perto de abrir o ativo por duas vezes. Primeiro, Alfa Semedo atirou à trave da baliza forasteira. De seguida, foi Janvier a ameaçar as redes de Thiago Silva, mas o guarda-redes brasileiro mostrou serviço. À passagem do minuto 29, contra a corrente de jogo, o GD Estoril Praia adiantou-se no placard. Baró lançou André Franco nas costas da defesa vimaranense, que fez balançar as redes de Trmal.
Em desvantagem, a turma comandada por Pepa respondeu ao golo sofrido aos 38 minutos. João Ferreira cruzou da direita e, ao segundo poste, Rúben Lameiras atirou ao poste. Até ao descanso, o equilíbrio tomou conta do encontro e nenhuma das equipas se voltar a aproximar das balizas com perigo. Assim, o duelo foi para intervalo com o Vitória SC em desvantagem por 0-1.
No regresso dos balneários, os Conquistadores voltaram a ganhar o controlo da posse de bola. A pressão exercida na primeira fase de construção da equipa visitante quase surtiu efeito aos 53 minutos. O guardião Thiago Silva cometeu um erro e Estupiñan ficou perto de reestabelecer a igualdade. Ainda assim, sete minutos depois, o empate chegou mesmo. Rochinha, que foi lançado ao intervalo, não deu hipótese ao guarda-redes adversário com um remate de fora da área.
O golo deu alento à equipa da cidade-berço e, aos 63 minutos, Rochinha ficou perto de bisar, mas Thiago Silva negou a reviravolta vitoriana. No entanto, o Vitória SC conseguiu chegar à vantagem. Ao minuto 69, a defesa canarinha evitou a tentativa de Rafa Soares, mas o esférico sobrou para Estupiñan que não perdoou e apontou o 2-1. A equipa de Bruno Pinheiro não atirou a toalha ao chão e esteve perto do empate aos 75 minutos, por intermédio de Rosier.
Na busca pelo empate, o GD Estoril Praia voltou a causar calafrios à defesa caseira. Na sequência de um canto à passagem do minuto 79, Ferraresi atirou um cabeceamento ao poste. Dois minutos depois, foi a vez de Clóvis ameaçar a igualdade, mas o esforço do avançado saiu ao lado. Apesar da superioridade estorilista nos últimos minutos, os vitorianos ampliaram a vantagem no tempo de compensação. Depois de uma bola que bateu na trave da baliza visitante, Estupiñan apareceu no sítio certo e apontou o 3-1 final.
Com este resultado, o Vitória SC sobe, à condição, ao sexto lugar da tabela classificativa, com 27 pontos. No próximo domingo, dia 30 de janeiro, a formação vimaranense desloca-se até ao terreno do FC Vizela. O dérbi minhoto entre Conquistadores e vizelenses tem início marcado para as 15h30.